Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates; será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar! Qualquer problema, favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

Relatório aponta graves problemas nas escolas – Imagem: Divulgação

A prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan (PSD), irá à Câmara de Vereadores hoje a noite, para apresentar o resultado de uma ampla análise estrutural da situação das 48 escolas e creches municipais. A situação herdada da administração Fabrício Oliveira (PL), segundo fontes ligadas gestão atual é catastrófica.

A coluna apurou, em primeira mão, que os problemas encontrados apontam para uma situação de sucateamento. Todas as escolas e creches possuem inconsistência no sistema elétrico – o que causou uma crise, durante a onda de calor no início do ano letivo, porque a rede não suportava a demanda de ar-condicionado. Pior: em 12 unidades, os problemas elétricos são considerados graves, com instalações elétricas irregulares, que podem comprometer inclusive a segurança das crianças.

O relatório também traz outras situações preocupantes, como falta de adequação ao sistema de esgoto da cidade, escolas e creches que não têm Habite-se e outras irregularidades.

Fontes relatam que a situação pegou Juliana Pavan de surpresa. A prefeita integrava a Comissão de Educação quando foi vereadora – mas boa parte das unidades escolares tinham o acesso negado aos parlamentares. “O descaso com as escolas e creches contrasta com a arrecadação de Balneário Camboriú e com a maneira como Fabrício Oliveira apresenta os resultados de sua gestão, nas palestras que ministra país afora. Ao que parece, era só maquiagem”, afirmou um dos responsáveis pelo levantamento.