Parlamento sedia 4ª edição do Prêmio ACI Ocesc de Jornalismo

4ª edição do Prêmio ACI Ocesc de Jornalismo, celebrada na noite desta segunda-feira (24), no Auditório deputada Antonieta de Barros, no Parlamento, na Capital, foi uma noite de celebração e de reconhecimento aos profissionais da imprensa catarinense.
Promovida pela Associação Catarinense de Imprensa (ACI) com apoio da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), o evento, que já se consolidou como uma das principais premiações do jornalismo catarinense ao valorizar a excelência da imprensa premia os melhores trabalhos em sete categorias: Texto, Vídeo, Áudio, Fotojornalismo, Webjornalismo, Jornalismo Universitário e Cooperativismo. O evento reconheceu 21 trabalhos, com R$ 92 mil ao todo.
Bastante prestigiada, a solenidade contou com a presença dos deputados Mário Motta (PSD), que estava representando o presidente da Casa, deputado Julio Garcia (PSD), Marquito (PSOL) e Altair Silva (PP), da presidente da ACI, Déborah Almada, do presidente da OCESC, Vanir Zanatta, de representantes da Associação Catarinense de Rádio e Televisão ( Acaert), da Associação de Diários do Interior (ADI), da Associação dos Jornais do Interior ( ADJORI), entre outras lideranças e autoridades estaduais.
A jornalista catarinense Sônia Bridi foi a homenageada da noite, e recebeu um prêmio especial durante o evento.
Representando o Parlamento, o deputado Mário Motta destacou a importância dessa iniciativa ao afirmar que “é uma solenidade incontestável por sua grandeza e pela visibilidade que dá à imprensa catarinense”. Citando o jornalista Cláudio Abramo, o parlamentar disse que a “ética do jornalista é a ética do cidadão”. “Nem todos que aqui estão são jornalistas, mas todos são cidadãos. Parabéns a todos por esse reconhecimento”.
O presidente da Ocesc, Vanir Zanatta, destacou que essa premiação valoriza e dá visibilidade para a imprensa de SC. “Os profissionais de imprensa reverberam a sociedade catarinense”, pontuou.
A presidente da ACI, jornalista Déborah Almada agradeceu o apoio da Ocesc e do Parlamento. “A Ocesc acreditou neste projeto que começou do zero e o Parlamento catarinense pela parceria de sempre”, reconheceu. A jornalista ainda destaca que essa premiação busca reconhecer a excelência da produção jornalística de Santa Catarina. “O prêmio foi criado para valorizar o bom jornalismo praticado em nosso Estado, reconhecendo o potencial dos comunicadores catarinenses”, afirmou.
A grande homenageada da noite, Sônia Bridi, falou sobre os desafios e a missão do jornalismo. “O jornalismo profissional está focado nos fatos, não tem cor. É na escuridão da desinformação que as injustiças acontecem. E é a missão do jornalismo colocar foco”, destacou a jornalista.
Catarinense de Caçador, Sônia se mudou para Florianópolis aos 17 anos inicialmente para estudar filosofia na UFSC. Depois trocou para o curso de jornalismo na mesma universidade e iniciou sua carreira como redatora na Rádio Barriga Verde.
Em 1985, ingressou na RBS TV. Em 1989, fez sua primeira matéria para o ‘Jornal Nacional’, sobre a exploração de crianças carvoeiras no interior de Santa Catarina. Em 1991, passou a integrar a equipe da Rede Globo.
Veja mais postagens desse autor