Prédio será reformado para ser o Teatro Municipal (Foto: Arquivo Pessoal)

Neste domingo (9) Joinville completa 174 anos de fundação. A Prefeitura local preparou uma extensa programação para o que chama de “Semana de Joinville”. Confirmada a presença do governador Jorginho Mello, pelo em uma das solenidades, a expectativa da aniversariante é sobre os presentes que o governo estadual anunciará – ou a confirmação do que já foi anunciado, como a assinatura do edital da duplicação da Rua Dona Francisca entre o viaduto da Schulz até a BR-101 via Rua Edmundo Doubrowa. O projeto executivo da obra (orçada em R$ 60 milhões já está concluído (pago pela classe empresarial), restando apenas a decisão política do governador. Aguardando, também, a colaboração financeira do Estado ao projeto do Teatro Municipal, que será construído no antigo Cine Palácio, no centro da cidade.. 

25 anos da Escola Bolshoi

Lago dos Cisnes (Foto: Divulgação)

O ponto alto da programação cultural da Semana de Joinville serão as apresentações do “Lago dos Cisnes” no sábado (15) e domingo (16) no Centreventos Cau Hansen às 19h30m. Ingressos disponíveis apenas pela internet. A realização é da Escola de Teatro Bolshoi do Brasil.

Prestígio

Em seu discurso na posse dos secretários do MDB, quarta-feira no CIC, o governador Jorginho Mello fez uma saudação especial ao deputado estadual Fernando Krelling (MDB), que resume o prestígio do parlamentar joinvilense no Palácio da Agronômica. “Muito obrigado ao deputado Fernando Krelling, que representa todos os deputados aqui presentes e a bancada do MDB e também o presidente da Assembleia. Você é um grande parceiro e sei que você torceu muito para isso e ajudou a construir” disse o governador.

Futuros (ainda) indefinidos

Na solenidade de posse estiveram presentes os ex-deputados Rodrigo Coelho e Darci de Matos, ambos com reduto eleitoral em Joinville. São situações diferentes. Coelho ainda analisa convites do MDB e do PSD porque não continuará no Podemos. Darci de Matos recebeu a liberação de seu partido (PSD) para sair logo após a eleição. Uma das opções seria o Republicanos, mas há resistências em Joinville. Sobre o PSD, a executiva municipal comentou que ele gostaria de permanecer na sigla, mas a tendência na executiva estadual é não recebê-lo em razão de seu apoio às candidaturas adversárias do partido na campanha de 2024, como ocorreu em em Criciúma.

Silêncio do presidente

Há uma semana, a coluna enviou mensagem ao presidente do republicano questionando sobre o ingresso de Mattos na sigla. A mensagem foi encaminhada pelo deputado federal Jorge Goetten à sua assessoria de imprensa. No dia seguinte, a funcionária alegou que o presidente estava viajando para o estado e não poderia responder. Até o fechamento da coluna não respondeu. Seu silêncio é uma resposta. Uma fonte do partido em Joinville garantiu que Goetten consultou a principal liderança em Joinville sobre o possível ingresso no partido. 

Curtas

– Empresa de tecnologia oferece 100 vagas para contratação imediata. Entre as vagas estão algumas com salário de até R$ 8 mil. A Novalogic tem sua sede em Joinville e atua em diversas regiões do País e na América Latina.

– Lançamento da Expogestão 2025 acontecerá no próximo dia 12 de março durante um almoço na Expoville. Um dos maiores eventos do calendário de Joinville, a Expogestão acontece há 23 anos.

Fale com o colunista Luiz Veríssimo pelo whatsapp (47) 99964‑4082