Alesc aprova projeto que cria programa para coleta itinerante de sangue em Santa Catarina

O Plenário aprovou por unanimidade na sessão desta terça-feira (25) o projeto de lei (PL 183/2023) que cria um programa de coletas itinerantes de sangue em Santa Catarina. A iniciativa, de autoria do deputado Oscar Gutz (PL), passará pela votação da Redação Final antes de seguir para sanção do governador do Estado.
Conforme consta no texto aprovado, o programa, denominado “Vida em Movimento”, deverá ser realizado por meio de veículos automotores adaptados para a coleta e o transporte de sangue, obedecendo às normas sanitárias e aos requisitos técnicos estabelecidos por órgão competente.
A coleta itinerante, de acordo com a proposta, ocorrerá de forma periódica em todas as regiões do estado. Para isso, “o Poder Executivo promoverá ações de divulgação, conscientização e mobilização da sociedade acerca da importância da doação de sangue, informando também sobre os locais, as datas e os horários das coletas itinerantes.”
O autor do PL afirma que um dos objetivos da proposta é permitir que ocorra doação e coleta em municípios que não contem com hemocentros ou unidades de coleta.
“Quando eu era prefeito de Pouso Redondo, faltou sangue durante a pandemia de Covid e nós vimos a necessidade de estimular a coleta de sangue em locais onde não existe estrutura para isso”, explicou Gutz. “Desde que tomei posse como deputado, propus esse projeto, porque do jeito como está hoje, é difícil para quem mora longe doar sangue.”
Veja mais postagens desse autor