Programa Agricultura Familiar recebeu investimentos oriundos de emendas parlamentares (Divulgação)

Seguindo o cronograma de investimentos no setor agrícola, a Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, recebeu, nesta segunda-feira (24), novos implementos agrícolas para as atividades do Programa Agricultura Familiar.

Entre os equipamentos adquiridos estão uma grade aradora, um arado reversível, uma rotativa e um subsolador, que ampliarão o suporte aos agricultores. Os novos implementos contribuirão para o fortalecimento da produção agrícola, auxiliando na preparação do solo, no recebimento das sementes e na incorporação de insumos agrícolas.

O Programa Agricultura Familiar de Brusque atende anualmente cerca de 450 famílias, que utilizam os implementos em sistema de rodízio, mediante cadastro na Diretoria de Agricultura.

Para realizar o cadastro, os agricultores interessados devem preencher um formulário, disponível pelo telefone (47) 99657-7079 ou pelo e-mail gilmaagriculturafamiliar@gmail.com.

A aquisição dos equipamentos foi viabilizada por meio de uma emenda parlamentar do deputado estadual Egídio Maciel Ferrari, no valor de R$ 219 mil.

De acordo com o diretor de Agricultura de Brusque, José Gilmar Pereira, o investimento no maquinário agrícola fortalece o setor e proporciona mais apoio aos produtores. “Hoje podemos dizer que teremos uma agricultura cada vez mais forte. Esses implementos chegam para complementar nosso trabalho junto à agricultura familiar. Agradeço ao deputado estadual Egídio Ferrari pela destinação dessa emenda. Isso será de grande ajuda para os agricultores de Brusque”, destaca.

O que é a agricultura familiar?

A agricultura familiar é um modelo de produção rural desenvolvido em pequenas propriedades de terra, onde mais da metade da mão de obra é composta pelos próprios membros da família. Além de gerirem o negócio, essas famílias também têm parte significativa de sua renda originada das atividades agrícolas realizadas na propriedade.