Peixer, Adriano e Jorginho (Foto: Divulgação)

Durante entrevista ao programa Encontro com a Imprensa (TVBE/Joinville), o deputado estadual Maurício Peixer (PL) disse que no encontro de 7 de fevereiro em seu gabinete, o prefeito Adriano Silva (NOVO) garantiu a Jorginho Mello que não será candidato a governador em 2026 e que pretende cumprir seu mandato até o final. Em outras palavras: não será seu adversário. Com o prefeito de Joinville fora do páreo, dificilmente o partido NOVO terá candidatura própria ao governo em 2026. 

Relações MDB e PL

Depois do episódio envolvendo as ofensas em suas redes sociais da deputada federal Júlia Zanatta (PL) ao deputado estadual Fernando Krelling (MDB) mais uma crise de relacionamento entre os dois partidos está ocorrendo em Itapoá. A deputada estadual Ana Campagnolo Galvão (PL) acusou o prefeito Jefferson Rubens Garcia (MDB) de agredir fisicamente a vereadora Jéssica Lemonie (PL). Em seu Instagram, a deputada estadual afirmou ontem (21) que foi feito um Boletim de Ocorrência. Aliás, a deputada estadual do PL chamou o presidente da Câmara de Vereadores de Itapoá de “truculento e hostil”. Ivan da Luz é do MDB e muito ligado ao prefeito.

Lavou as mãos

Em mensagem à coluna, o deputado estadual Fernando Krelling (MDB) reiterou que o governador Jorginho Mello lhe solicitou uma lista tríplice para presidente da Fundação Municipal de Esportes com nomes técnicos, sem partidarismo. “Por ser um nome muito bem avaliado (na área do esporte) eu o inclui na lista. Depois da manifestação da deputada (Júlia Zanatta) não falei mais com ele (Jorginho). Eu fiz o que ele pediu”, afirmou o deputado. Ele reiterou que não foi uma indicação pessoal. No governo Moisés ele indicou seu amigo Kelvin Soares de Joinville.

Hospital da Mulher

Maternidade Darcy Vargas (Foto: Divulgação)

Em sua recente visita a Joinville – uma de suas raras aparições em Joinville – o secretário estadual da saúde  Diogo Demarchi Silva visitou a Maternidade Darcy Vargas e atualizou as informações sobre o futuro Hospital da Mulher. O projeto já está pronto e será integrado à maternidade, que em abril completará 78 anos de fundação. 

Mais espaço interno

Toda a parte administrativa foi transferida para um imóvel comprado nas proximidades para possibilitar mais espaço interno. O futuro Hospital da Mulher vai transformar a maternidade em um hospital de referência em ginecologia para as regiões Norte e Nordeste. 

Auxílio financeiro à saúde de Joinville

Na mesma agenda em Joinville, uma polêmica que chegou a prejudicar o relacionamento entre os vereadores do PL e do NOVO foi resolvida pelo secretário estadual da saúde com o secretário Rodrigo Andrioli. O convênio entre as duas secretarias de auxílio financeiro ao Hospital Municipal São José vai ser renovado, mas de outra forma menos burocrática. 

Fim da burocracia

Faltam ainda duas parcelas de aproximadamente R$ 4 milhões, cuja prestação de contas continuará a exigir mais de quatro mil páginas, conforme mostrou em plenário o líder do governo Neto Petters (NOVO) em 2024. A solução encontrada para renovação do convênio será muito menos burocrática e possibilitará a liberação do recurso com mais agilidade.

Prefeito nega agressão

Jefferson Garcia se manifestou na rede social

Assinalando estar “triste e indignado”, o prefeito de Itapoá Jefferson Garcia (MDB) se manifestou no final da tarde sobre a acusação da deputada Ana Campagnolo (PL). “Vi o vídeo da deputada. Na quinta-feira(20) estava numa reunião com três vereadores do PL e um do Avante para tratar de um tema sobre os cadeirantes. Estava tudo legal. Eu avisei que tinha compromisso e sai. No corredor, a vereadora se aproximou para tratar de uma reunião sobre a doação de um terreno” disse o prefeito em seu Instagram. Ele negou qualquer tipo de agressão. “Fui vítima de uma armação política”, concluiu.

Frases

– “O único deputado que faz oposição é Matheus Cadorin (NOVO), que recorre até ao Ministério Público. (…) O secretário Kennedy Nunes (Casa Civil) tem um levantamento do percentual de votação favorável ao governo. Eu estou 100%”, disse o deputado estadual Maurício Peixer na entrevista à TVBE/Joinville.

Curtas

– O Hospital Dona Helena de Joinville vai centralizar seu atendimento. Um amplo espaço no Shopping da Estação já foi alugado. 

– Pertencente ao Grupo Zonta de Curitiba, o shopping assinou contrato de locação e o hospital filantrópico já incluiu sua logomarca no local onde antes funcionou uma agência bancária.

– O Ginásio de Esportes do América de Joinville não será demolido. Apenas o seu piso será trocado para permitir a prática de vôlei de praia, beach tênis, padel sob o mesmo teto. “Só acabamos com o futsal”, disse o presidente João Barbosa.

– Com a música Pop Band, o mais tradicional carnaval de salão de Joinville está de volta na Liga de Sociedade. 

– Correção: o nome completo do prefeito de Itapoá é Jefferson Rubens Garcia

Fale com o colunista pelo whatsapp (47) 999644082