Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates; será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar! Qualquer problema, favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

Zattar afirma que relação de Adriano e Jorginho é institucional – Imagem: Divulgação

O presidente estadual do Novo, Khalil Zattar, me disse que conversou com o prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), sobre a aproximação com o governador Jorginho Mello (PL). A resposta de Silva foi que a relação é meramente institucional, confirmando o que o próprio Adriano disse para a coluna há alguns dias.

Na opinião de Zattar, o prefeito precisa ter uma boa relação com os governos estadual e federal para atrair obras e ações que, segundo ele, Joinville não recebe há tempos. Não há nada em relação a 2026. “A conversa é institucional e transparente para buscar o melhor para a cidade”, afirmou. Entre as obras, estão a rodovia Dona Francisca e o Teatro Municipal.

Zattar disse que o governador se mostrou aberto a conversar para atender os pedidos do prefeito de Joinville, porém, deixou escapar uma crítica: “O Jorginho está sempre pensando em como pode ter algum benefício com isso. Mas vejo uma aproximação institucional”, afirmou.

Sobre 2026, ele entende que é muito cedo e que o Novo não sabe se terá candidato, o que não é descartado, ou se irá apoiar outro projeto. “Tem que analisar quais serão os candidatos. Tem o Jorginho (Mello), o João Rodrigues e alguém da esquerda. O Novo só não vai com a esquerda”, afirmou.

Relações

Quanto às relações com os partidos, o presidente estadual do Novo, Khalil Zattar, disse que há uma boa relação com o PSD, com quem seu partido fez várias parcerias nas eleições do ano passado, principalmente em Joinville, Blumenau e Florianópolis. Por outro lado, ele lembra que, em Pomerode, o Novo é vice do PL, e, em Itajaí, o partido apoiou o hoje prefeito Robison Coelho (PL). “Temos que analisar as particularidades. Não tem parceria fixa. Mas lembro que o PL, em alguns lugares, se comporta como oposição mais ferrenha que o PT aos nossos prefeitos. Joinville é um grande exemplo”, destacou.

Pré-candidato

Rodrigues lançará a pré-candidatura a governador – Imagem: Divulgação

O PSD realizará, no dia 22 de março, o lançamento da pré-candidatura do prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), ao Governo do Estado. O local escolhido é o Parque da Efapi. Reeleito, Rodrigues destaca que o evento sacramentará de vez seu projeto de disputar o governo, acabando com as especulações sobre uma candidatura ao Senado. “Isso (Senado) não vai acontecer. Eu vou disputar o governo numa grande aliança com o povo de Santa Catarina. Viemos do PFL, e não somos nós que queremos esconder o nosso passado”, ressaltou Rodrigues, em um claro recado ao governador Jorginho Mello (PL), que foi aliado do primeiro governo Lula (PT) e dos governos de Dilma Rousseff (PT). “Inclusive, era (Jorginho) o responsável pelas indicações no DNIT”, lembrou uma liderança pessedista.

Apoiadores

De acordo com o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), Santa Catarina tem pressa. “É com esse espírito que, junto com a população, quero trabalhar pelo nosso Estado. Não fazemos projetos de poder ou de partido; o nosso trabalho é por Santa Catarina”, afirmou. “O evento reunirá lideranças não só do PSD, mas também do União Brasil, Novo, Podemos, PSDB e, até mesmo, lideranças do PL, que têm nos procurado e anunciado apoio ao João Rodrigues. Santa Catarina pode mais”, declarou o presidente estadual do PSD, Eron Giordani.

Disputa

As rusgas entre a deputada federal Júlia Zanatta (PL) e o deputado estadual Fernando Krelling (MDB) foram apenas as primeiras que terão de ser administradas pelo governador Jorginho Mello (PL), envolvendo a ala bolsonarista do Partido Liberal e os emedebistas. Na queda de braço de ontem, venceu a lógica. Júlia conseguiu derrubar a indicação de Krelling para a Fesporte. E a queda não está ligada ao fato de o advogado Vinicius Bion ser sócio de outro advogado petista. O governador, que foi quem escolheu o nome de Bion numa lista apresentada por Krelling, até relevaria a permanência se não fosse o medo que tem de entrar em confronto com Júlia e com outros integrantes da ala bolsonarista.

Tem lado

Como há uma insatisfação entre integrantes do PL, não revelada abertamente, apenas nos bastidores, com a entrada do MDB no governo, é possível que esse não seja o único conflito. E todos sabem para que lado o governador Jorginho Mello (PL) penderá, até por uma questão de sobrevivência política. O vice-presidente da Assembleia Legislativa, Fernando Krelling (MDB), me disse ontem à noite que, em relação ao governador, não ficou nenhuma rusga. Mas admite que a crise pegou mal em seu partido. “O MDB não se ofereceu. Foi o governador que convidou. Não sei como será a relação com o PL, mas pegou mal no MDB”, afirmou.

Live

A deputada federal Júlia Zanatta (PL) chegou a fazer uma live e ligou para o deputado estadual Fernando Krelling (MDB), ao vivo, convidando-o para debater sobre a questão da Fesporte. Foi possível acompanhar o diálogo pelo telefone. Krelling se recusou a participar. Segundo o emedebista, a liberal ligou de um número desconhecido para, segundo ele, não ser identificada e forçá-lo a atender. O que chamou a atenção foi o apoio do deputado federal Gilson Marques (Novo). Ele entrou na conversa com Júlia para elogiar o trabalho que a parlamentar realiza em Brasília. A participação de Marques foi entendida como um claro apoio a Júlia na discussão.

Mais um alvo

A secretária adjunta de Articulação Nacional do Governo do Estado, Lourdes Coradi Martini, deve ser o próximo alvo da ala bolsonarista do PL. Ela é apontada por liberais como simpatizante do PT. Segundo uma fonte, Vilmar João Martini, esposo de Lourdes, é filiado ao Partido dos Trabalhadores de Blumenau. Antes da SAN, Lourdes trabalhou por dois anos no gabinete da então deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania), que renunciou após ter sido eleita prefeita de Lages.

Trem da alegria

Renan Bolsonaro foi a Brasília – Imagem: Divulgação

Vereadores do PL de Balneário Camboriú viajaram a Brasília, com diárias da Câmara, para participar de um evento do partido que ensinará o “estilo Níkolas Ferreira” de comunicação nas redes sociais. Entre eles está Jair Renan Bolsonaro, o filho zero-quatro do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Também participam do “trem da alegria” os vereadores Guilherme Cardoso e Victor Forte. Os três informaram que farão “agenda na Câmara dos Deputados” nesta quinta e sexta-feira, datas que coincidem com o curso do PL. Jair Renan receberá R$ 4.315,40 por dois dias de viagem.

Parcelamento

Goetten estará na comissão especial – Imagem: Agência Câmara

O deputado federal catarinense Jorge Goetten (Republicanos) fará parte da Comissão Especial na Câmara dos Deputados que analisará a PEC que permite o parcelamento das dívidas previdenciárias dos municípios e estabelece limites para o pagamento de precatórios. Segundo Goetten, os gestores catarinenses estão preocupados com a situação de seus municípios. “A dívida com o INSS virou uma bola de neve, chegando a milhões de reais. Com a aprovação da PEC, vai sobrar mais dinheiro para saúde, educação, segurança e infraestrutura”, afirmou. A proposta foi aprovada no Senado. Se a Câmara aprovar, os municípios poderão parcelar suas dívidas em até 300 meses e criar um regime especial para os precatórios.

Conexão

Freccia discutiu sobre turismo em São Paulo – Imagem: Divulgação

O prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia (PL), foi recebido por Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo. O intercâmbio entre a cidade que mais gera empregos na Grande Florianópolis e o estado com a indústria mais pujante do país foi para a troca de informações sobre turismo. Além de ter sido recebido pelo secretário, Freccia também esteve na central de videomonitoramento Smart Sampa. Uma central semelhante está em processo de montagem em Palhoça.

Licitação questionada

O Tribunal de Contas determinou, por medida cautelar, que a Prefeitura de Mafra não assine qualquer contrato referente a uma licitação que previa a contratação de empresa especializada na locação de caminhões basculantes tipo caçamba, um caminhão-trator com prancha e um caminhão-guincho. A decisão foi proferida pelo conselheiro Luiz Eduardo Cherem. O TCE também determinou que o pregoeiro responsável justifique a ausência de um novo prazo para interposição de recursos após a habilitação de novos licitantes.