(Divulgação/Amunesc)

Adriano Silva foi empossado ontem (19) na presidência da Amunesc (Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina) para o mandato de um ano. Na solenidade na sede da entidade em Joinville, o prefeito de Itapoá Jefferson Cardoso assumiu o segundo cargo mais importante, o de presidente do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário (CIM), que terá a responsabilidade de dar continuidade nos estudos de construção da ponte que ligará Joinville (Vigorelli) a Vila da Glória (São Francisco do Sul). 

A nova ponte

Praia da Vigorelli (Foto: Divulgação/Secom)

Durante a assembleia, o novo presidente do consórcio CIM-Amunesc revelou o nome da empresa vencedora da licitação do estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental da chama “Ponte da Vigorelli”, que será construída numa distância de 1,2 km na Baia da Babitonga. O consórcio Infras-Caruso terá 18 meses de trabalho e receberá R$ 4,3 milhões, dos quais 40% de Joinville, 30% de São Francisco do Sul, 20% Itapoá e 10% Garuva. 

Impasse na Costa do Encanto

Projetar uma ponte é elogiável e necessário para  aprimorar o projeto Costa do Encanto, um plano idealizado pelo ex-governador Luiz Henrique que foi parcialmente interrompido pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Atendendo a Procuradoria da União em Joinville, a maioria da rodovia entre Gibraltar e Itapoá continua sem pavimentação há mais de 10 anos. Qual o trabalho que a Amunesc tem feito para resolver tal absurdo impasse? 

Bolshoi 25 anos

O Lago do Cisne (Foto: Divulgação)

A direção da Escola de Teatro Bolshoi está preparando uma grande programação para comemorar seus 25 anos no Brasil. A única filial da famosa academia russa fora de seu país está em Joinville, onde em 2000 o então prefeito Luiz Henrique da Silveira acertou o convênio de instalação com o casal Prestes. Segundo adiantou o colunista Raul Sartori – e confirmado pela coluna – o ponto alto do festejo será o clássico de Tchaikovsky  de 1876 “O Lago do Cisne” , que será apresentado pela companhia russa na primeira quinzena de março. 

América vai demolir seu ginásio de esportes

(Foto: Divulgação/AFC)

Um clube tradicional confirma que irá demolir seu ginásio coberto para dar lugar a uma arena multiuso com quadras para prática de beach tênis, padel, futevôlei e vôlei de praia. É o América de Joinville, que acabou com seu futebol profissional em 1976 para possibilitar o surgimento do JEC através de uma fusão com o Caxias. “Não vamos acabar com o ginásio, vamos acabar com o futsal”, adianta o presidente João Barbosa. O projeto foi aprovado por unanimidade pelo conselho, mas a diretoria vem enfrentando críticas de alguns sócios. 

Sem futsal

O ginásio está sendo utilizado pelos sócios à noite e durante o dia pela escolinha de futsal. “A semana toda fica ocioso, resultando em custos como energia elétrica, funcionário para limpar”, acrescentou Barbosa. Com as novas opções, os sócios serão os maiores beneficiados com as novas modalidades, garante ele.

Arena Joinville terá piso sintético

Secretário Steffen confirmou a mudança (Foto: Divulgação)

Durante entrevista ao Jornal da Manhã, o presidente da Secretaria Municipal de Esportes de Joinville revelou que até o final do ano o gramado da Arena (patrimônio municipal) será substituído por um moderno gramado sintético. Douglas Korbes Steffen disse que os estudos já iniciaram e que até dezembro o novo piso estará concluído. O valor da substituição da grama por sintético não foi calculado, mas admitiu que deverá ter o mesmo custo do Estádio Índio Condá de Chapecó, onde as obras de implantação do sintético já iniciaram com custo previsto de R$ 5.558,000,00. 

Uniforme na rede estadual

A coluna continua aguardando uma resposta da assessoria de comunicação da secretaria estadual de educação sobre o projeto de distribuir uniforme para todos os seus 520 mil alunos. 

Fake News

Uma foto distribuída nas redes sociais tentou prejudicar a imagem da Sepat, empresa joinvilense que fornece alimentação ao Hospital Regional de Joinville. A direção da empresa analisou a foto e garante que não é do refeitório do hospital ou de qualquer outro cliente. A Sepat não utiliza no hospital o modelo de louça que aparece na foto; as mesas do refeitório do hospital não são de fórmica e no contrato com o HRHDS não é permitido servir doces prontos, como foi mostrado nas duas bandejas da foto, esclareceu a assessora e comunicação Fernanda Thiesen Furtado.

Curtas

– Os prefeitos de Blumenau, Chapecó , Criciúma e mais recentemente a de Balneário Camboriú registraram em suas redes sociais o enfrentamento com moradores de rua. 

– Em Joinville, uma comissão de vereadores vai analisar a situação e fiscalizar os recursos já investidos.

– Em pronunciamento na tribuna segunda-feira, o vereador Cleiton Profeta (PL) chamou Fabiana Cardozo de “petista”. Ela é a secretária de assistência social de Joinville e sua pasta é responsável pelo trabalho junto aos moradores de rua.

– Fabiana é servidora concursada e foi escolhida no “processo de seleção” e anunciada em 19 de dezembro de 2022.

– É grave o estado de saúde do radialista Aurélio Ramos . Ele retornou ao Hospital Regional no começo desta semana, onde continuará seu tratamento oncológico. Aurélio também atua há muitos anos no Surf catarinense, tendo viajado como juiz em várias competições internacionais.

– Correção: a duplicação reivindicada pela prefeitura de Joinville e a classe empresarial é a da Rua Dona Francisca e não Rua Santa Catarina como foi publicado na coluna de ontem.

Fale com o colunista Luiz Veríssimo pelo whatsapp (47)999644082