Projeto da Univali oferece curso gratuito para capacitar familiares como cuidadores de idosos

O projeto da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) que vai oferecer um curso gratuito para capacitar familiares como cuidadores de idosos, contemplado com recursos do primeiro edital do Fundo Estadual do Idoso (FEI/SC), está com inscrições abertas. Ao todo serão 480 vagas para municípios da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri).
O Curso de Formação de Cuidadores Familiares de Pessoas Idosas tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas que sejam moradoras da região. O público-alvo do curso são, preferencialmente, familiares de pessoas idosas que atuam como cuidadores e sejam inscritos no CadÚnico. As inscrições podem ser realizadas neste link.
A iniciativa é financiada pelo Fundo Estadual do Idoso de Santa Catarina (FEI/SC) e ocorre por meio do Univida, programa de extensão vinculado à Univali. As atividades serão ministradas em Balneário Piçarras, Balneário Camboriú, Itajaí e Itapema, mas as vagas abrangem também os moradores de Penha, Luiz Alves, Camboriú, Navegantes, Ilhota, Porto Belo e Bombinhas.
As aulas serão realizadas duas vezes por semana. Os dias de oferta variam conforme o polo de ensino, mas vão ocorrer das 13h30 às 17h30 em todos os municípios. A carga horária total do curso é de 120 horas, com início previsto ainda para este mês.
“Levando em conta o aumento do número de pessoas idosas na região, a formação foi planejada para oferecer conhecimento específico sobre o processo de envelhecimento, bem como para fortalecer os laços consanguíneos e afetivos entre cuidador e idoso”, afirma a idealizadora do projeto, a professora da Univali Mayara Kersten.
De acordo com o coordenador do projeto, o enfermeiro Gustavo D´Ávila, as vagas que eventualmente deixarem de ser preenchidas pelo público preferencial, familiares de idosos de baixa e média renda inscritos no CadÚnico, serão disponibilizadas para demais pessoas da comunidade interessadas na capacitação. As vagas excedentes serão disponibilizadas a partir de 10 de fevereiro. Outro requisito para participar da formação é ter 18 anos.
Doe parte do seu Imposto de Renda para FEI
A destinação de parte do Imposto de Renda (IR) para o Fundo Estadual do Idoso de Santa Catarina é uma forma simples e eficaz de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população idosa do estado. Esse gesto solidário permite que recursos que iriam diretamente para a União sejam aplicados em projetos e iniciativas locais voltados ao bem-estar dos idosos catarinenses.
Veja mais postagens desse autor