Porto de São Francisco – Imagem: Divulgação

Uma lenda diz que, há 330 anos, o Frei Fernando rogou uma praga para São Francisco do Sul. Se fosse direcionada ao porto, a maldição estaria materializada numa rocha de 370 m3 (equivalente ao tamanho de cinco contêineres) que desde o seu início vem impedindo o porto de prosperar ainda mais rapidamente. Há muitos anos que a população da terceira cidade mais antiga do Brasil ouve falar da abertura do Canal do Linguado (aterro na Baia da Babitonga), na maldição do padre (leia abaixo) e na famosa rocha localizada a 10 metros de profundidade, que atrapalha os navios a atracar no porto. Dentre estas três, a última está com seus dias contados, ou meses: foi iniciada na última semana o trabalho de destruição da rocha que vai permitir o carregamento de mais 1,5 toneladas de carga em cada navio, além de garantir mais segurança na mobilidade de acesso ao porto.

Intervalo na safra

Reivindicada há mais de 30 anos – e até 2024 ignorada pelas administrações estaduais (o porto é administrado pelo Estado de Santa Catarina) – a obra de destruição da rocha iniciou na semana passada e a previsão de concluí-la é até outubro deste ano, conforme adiantou o diretor-presidente do Porto de São Francisco do Sul Cleverson Elias Vieira. Como a utilização de explosivos é proibida pelo IBAMA, por motivos óbvios, o trabalho está sendo feito quase que manualmente, através de furos. Seu custo será de R$ 12 milhões, e será bancado pela receita do próprio porto.  No final de janeiro, acrescentou Cleverson, haverá um intervalo na obra em razão do grande movimento ocasionado pelo carregamento da safra da soja.

Maldição do Padre

Há cerca de 300 anos, diz a mais famosa lenda de São Francisco do Sul, o Capitão Domingos Francisques (de apelido “Cabecinha”) pediu ao Frei Fernando que seu filho fosse enterrado dentro da Igreja Matriz, obra que sua família tanto contribuiu. Ao receber uma negativa, o Capitão do Mar o puniu com uma morte humilhante: largá-lo no mar em uma canoa com apenas um peixe seco. “Enquanto tiver um único descendente vivo do Cabecinha, São Francisco do Sul jamais vai prosperar”, teria dito o padre. Não se sabe se ainda há descendentes, mas o padre não contava algumas décadas depois um porto seria criado e o progresso de São Francisco estaria garantido.

Sem vaias

Se há uma cidade onde Jorginho Mello jamais será vaiado é São Francisco do Sul. Além de ser um dos poucos governadores a visitar o município duas vezes em dois anos, Jorginho já iniciou a obra de destruição da rocha na entrada dos berços 101 e 102 e autorizou o desassoreamento da entrada dos portos de São Francisco do Sul e Itapoá (responsáveis por 60% dos embarques e desembarques em Santa Catarina), um investimento superior a R$ 300 milhões que terá a participação da iniciativa privada. Outra obra que deverá iniciar em 2025 é a duplicação de um km da BR-280, que inicia nas imediações do porto e beneficiará a área urbana. O recurso também virá da receita portuária.

Bandeira de Joinville em Guaíba

Prefeito de Guaíba assinando o decreto – Imagem: Divulgação

Todos os dias 9 de março, a Prefeitura de Guaíba (RS) vai hastear a bandeira de Joinville em frente ao seu prédio, ao lado das bandeiras do Brasil e Rio Grande do Sul. O decreto foi assinado pelo prefeito Marcelo Maratana (PDT) durante um jantar para 29 pessoas, organizado pelo Canal Aventura na Bike, que marcou a despedida do prefeito gaúcho em sua visita a Joinville na última quarta-feira. Maratana viajou de Guaíba a Joinville de bicicleta para agradecer o apoio que seu município recebeu dos joinvilenses na recuperação da grande enchente que atingiu mais da metade de sua cidade no ano passado.

Fábrica em Araquari

A XBRI Pneus está acertando a construção de sua fábrica na América Latina em Santa Catarina, mais precisamente em Araquari. A marca pertence à Sunset Tires Corporation, com sede na China e com fábricas também na Tailândia, Malásia e Vietnã. A gigante chinesa já está investindo em marketing no Brasil. Recentemente, assinou contrato para ser a patrocinadora máster das divisões de base do Flamengo F.R. A coluna já havia antecipado, há um mês, que uma empresa chinesa está em processo adiantado para implantar uma fábrica de pneus em Araquari. Segundo o ex-prefeito Clenilton Pereira, em parceria com uma distribuidora de pneus de Itajaí.

Curtas

– JEC inicia o campeonato catarinense neste sábado às 16h30m contra o seu maior rival, o Figueirense. A partida terá transmissão da TV aberta para todo o Estado.

– O clássico marca a volta ao rádio do narrador Charles Fischer, que estréia na equipe de esportes da NDFM.

– Tupy anuncia a abertura de mais 97 vagas em seu programa “Jovem Aprendiz”. O candidato precisa ter entre 18 e 22 anos. A maioria dos candidatos do programa segue carreira nesta multinacional com sede em Joinville.