Aumento da representatividade em Joinville – E outros destaques
Em 2023, os vereadores recusaram a proposta de aumentar o número de cadeiras no Legislativo Municipal. Em 2025, a nova Legislatura, com o mesmo presidente, terá nova oportunidade de analisar a falta de representatividade em muitos bairros. 19 cadeiras para uma população superior a 650 mil habitantes é um número insuficiente. É incompreensível que a maior cidade do Estado tenha apenas o dobro de cadeiras de Três Barras (19 mil habitantes) e de outros municípios com menos habitantes do que cinco bairros joinvilenses. A Câmara de Vereadores sempre foi a principal faculdade política de Joinville. De lá saíram pelo menos 90% dos últimos parlamentares. Ampliar o número de vagas é oportunizar o surgimento de novas e jovens lideranças. O principal argumento de quem é contra (culpam as entidades empresariais de liderarem tal movimento) é o aumento do gasto público. Constitucionalmente, o Poder Legislativo recebe um valor anual de acordo com o orçamento. Com 19 ou 27 (número limite) o teto não será ultrapassado.
Zona Sul de Joinville em 2025
Todos esperam que 2025 seja melhor do que o ano passado. Não importa se 2024 foi bom o ruim. Mesmo para que os consideram um “ano bom”, o importante é que 2025 venha a ser melhor. E o joinvilense da Zona Sul tem motivos para acreditar: a experiência de uma Organizações Sociais (OS) no Pronto Atendimento deve melhorar o atendimento na saúde, a ponte da Rua Nacar será inaugurada em poucas semanas, o que vai melhorar a crítica mobilidade urbana e novas empresas deverão ampliar o número de empregos no Condomínio Industrial do Paranaguamirim. Que em 2025 seja viabilizado o distrito industrial na região da Curva do Arroz (BR-101).
Problemas
Por outro lado, a tendência é que outros problemas aumentarão, exigindo maior presença do Poder Público, sobretudo nas áreas da segurança pública e agravamento dos moradores de rua. A Zona Sul de Joinville foi crescendo sem um plano diretor. Até recentemente, 70% de seus moradores atravessavam a cidade para se deslocarem ao local de trabalho, muitos deles de bicicleta. Há uma grande diferença entre as zonas Norte e Sul. Basta circular no bairro América (Norte) e no Jarivatuba (Sul) para sentir a diferença. Parece duas cidades diferentes.
Inovação no mercado imobiliário
Maior imobiliária de Joinville, a Anagê Imóveis promoveu encontro com 22 líderes chamado “Inova Anagê”. Foram dois dias de treinamento e 20 horas focando a inovação no mercado imobiliário. O próximo passo será ampliar o programa para todos os seus 200 funcionários e 70 corretores associados. A Anagê possui mais de seis mil imóveis alugados em Joinville
Arrancada da Döhler em 2025
Com o tema “ O Topo é só o começo”, a Döhler reuniu parte de seus funcionários em uma convenção de vendas na Expoville. O palestrante convidado foi o nadador olímpico César Cielo. Foi arrancada para 2025, resumiu o jornalista Marco Aurélio Braga, gerente de comunicação e marketing da maior indústria têxtil de Joinville.
Pior incêndio em Joinville
Com um óbito e sete pessoas vítimas da fumaça, entre elas uma criança, o Corpo de Bombeiros Voluntários atendeu um dos piores incêndios das últimas quatro décadas. Por volta das 15 horas, na rua Carmem Miranda, bairro Comasa, as chamas foram vistas por vizinhos em um dos nove apartamentos do prédio. A moradora não resistiu e faleceu. Outras sete pessoas foram encaminhadas ao hospital, entre elas uma criança, que precisou ser internada no Hospital Infantil de Joinville em estado preocupante.
Curtas
– Faleceu na última segunda-feira, aos 91 anos, um dos empresários mais antigos de Araquari. Valdomiro Veiga deixa como herança a maior distribuidora de areia de Santa Catarina, a Mineração Veiga.
– A empresa processava areia para diversos segmentos industriais, entre eles a Tupy de Joinville.
– O Canal “Aventuras na Bike” está organizando um jantar por adesão nesta quarta-feira em homenagem ao prefeito de Guaíba Marcelo Maratana.
– Ele chega de de Florianópolis pedalando e será recepcionado no Pórtico de Entrada da Expoville por centenas de ciclistas às 10 horas.
– À tarde será recebido pelo prefeito Adriano Silva em seu gabinete e às 16 horas centenas de voluntários ouvirão seu agradecimento na Igreja Anda Dura.
– Charles Fischer retorna às narrações neste sábado na Arena, onde o JEC enfrenta o Figueirense. A julgar pelos treinos contra equipes muito inferiores, Fischer não vai narrar nenhum gol tricolor
Veja mais postagens desse autor