Relação de pré-candidatos de Joinville aumentou para 2026
Uma atualização na lista de pré-candidatos à Assembleia Legislativa e Câmara Federal de Joinville publicada pela coluna inclui novos personagens, principalmente do NOVO, partido do prefeito e da vice-prefeita. Com o recente “afrouxamento” da regra de impedir nova eleição para quem detém mandato eletivo – o reeleito agora não precisa cumprir – os vereadores Érico Vinícius (Federal) e Neto Petters (Estadual) serão candidatos. O deputado estadual Matheus Cadorin completa a lista do partido como candidato à reeleição. No sábado, a coluna enviou mensagem ao vereador Érico Vinícius com duas perguntas. Até o fechamento da coluna (18 horas de domingo) ele não havia retornado.
Indefinição partidária
A maior surpresa na relação de candidatos em 2026 poderá ser o atual secretário de governo da Prefeitura de Joinville, Gilberto Leal Júnior, hoje filiado ao NOVO, mas poderá optar pelo União Brasil ou Podemos. Em mensagem à coluna, ele afirma que ainda não decidiu se concorrerá em 2026. “Qualquer projeto futuro estará alinhado com o prefeito Adriano”, acrescentou. Contudo, a lealdade é com o prefeito e não com o partido do qual está filiado. Uma fonte assegurou que Gilberto Leal já recebeu convites da deputada estadual Paulinha e do deputado federal Fábio Schiochet (ambos presidentes estaduais) para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa.
Coordenador político
Nos primeiros quatro anos de governo, nenhum secretário municipal deixou o cargo para disputar as eleições de 22 e 24, comprovando a natureza técnica ( e não política) do secretariado de Adriano Silva. A única exceção tem sido Gilberto Leal, que foi o coordenador político da última campanha. Foi ele que no início da formação de pré-candidatos recebeu muitos deles pessoalmente e definiu suas futuras siglas numa das maiores coligações de apoio a um candidato a prefeito na história de Joinville. Em 2016, deixou o MDB para disputar a eleição de vereador pelo PSB e conseguiu 2.490. Apesar de 35 votos a mais do que a vereadora eleita Tânia Larson (Solidariedade) ficou na suplência de um partido que elegeu três vereadores.
Novos nomes?
No PT, a atual vereadora e não reeleita Ana Lúcia Martins (foto) pode ser lançada à Câmara Federal para formar uma dobradinha e reforçar a candidatura da vereadora eleita Vanessa da Rosa à Assembleia Legislativa. Em caso de vitória, a primeira suplente Ana Lúcia retornaria à Câmara de Vereadores. No União Brasil é cogitado para deputado federal o vereador eleito Mateus Batista, o mais jovem da história de Joinville. Logo após a eleição, em entrevista ao colunista na TVBE/Joinville, ele comentou que não disputaria nenhuma eleição para se dedicar ao seu mandato. “Sou jovem ainda (18 anos)”, disse ele logo após a eleição.
Curtas
– De volta ao rádio em 2025. Charles Fischer foi contratado pela NDFM de Joinville para narrar os jogos do JEC no Catarinense e na Série D, além de comandar um programa de esportes entre as 18 e 19 horas.
– Considerado um dos maiores narradores catarinenses dos últimos tempos, Fischer deixou o rádio esportivo para presidir o JEC e depois para cuidar de dois projetos ligados ao esporte.
– Cézar Júnior também esta retornando ao rádio. Depois de deixar a NDFM para se dedicar a empresa da família (Shot fair Brasil), ele foi anunciado hoje (30) pela Jovem Pan/Joinville, onde participará do Jornal da Manhã.
– O jornalista Polidoro Júnior é o novo presidente da ACESC (Associação dos Cronistas Esportivos de Santa Catarina). Ele substituirá J.B.Telles, que decidiu não disputar nova reeleição por motivos particulares.
– Foram eleitos também Dante Bragatto Netto, Gilberto Custódio Filho, Roberto Dias Borba e Edson Luiz Florão. Nos próximos dias o novo presidente formará sua nova diretoria.
Veja mais postagens desse autor