Semana da Integridade da Orbenk
Com mais de 30 mil funcionários distribuídos em 420 cidades de 11 estados brasileiros, o Grupo Orbenk de Joinville concluiu esta semana a sua 6ª Semana de Integridade . Organizada pela gerência de compliance, o evento ofereceu palestras aos com informações aos funcionários sobre o Grupo Orbenk, como ética e transparência. Entre os temas debatidos o combate ao assédio, comunicação não-violenta, combate à discriminação, segurança da informação e engenharia social. “Nosso propósito é garantir um ambiente de trabalho seguro, inclusivo e íntegro, no qual os colaboradores se sintam valorizados”, resumiu João Jorge Massaneiro, gerente de Compliance do Grupo Orbenk.
Rumo ao Natal
Os trilhos que conduzem os trens que costumam acordar milhares de pessoas com seu apito nas madrugadas, em pelo menos dez bairros de Joinville, levarão até a Estação Ferroviária a locomotiva mais esperada deste Natal. Às 19h30m, chegará à estação a “Maria Fumaça iluminada” trazendo o Papai Noel e sua equipe no evento “Rumo ao Natal”, promovido pela empresa RUMO (Concessionária da Ferrovia), com o apoio da Prefeitura de Joinville. A locomotiva modelo Mallet 204 é a única em circulação na América Latina, segundo a empresa.
Vice-presidente
Em votação interna, a bancada do MDB indicou o deputado estadual e líder da bancada Fernando Krelling para vice-presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. É o cargo mais próximo da presidência que um parlamentar de Joinville já chegou nos últimos 54 anos. O maior colégio eleitoral, a maior população e primeiro pólo industrial de Santa Catarina não elege um presidente da Assembleia Legislativa desde 1970, quando João Colin assumiu o cargo.
Ascensão
Reeleito com confortável votação, Fernando Krelling está no auge de sua promissora carreira política. Em Joinville, onde preside há anos o diretório municipal do MDB, Fernando sofre algumas críticas na condução do partido, mas na Assembleia Legislativa está em visível ascensão. Como no seu radar está a reeleição em 2026, na próxima legislatura pode repetir Pedro Colin.
O futuro de Rodrigo Coelho
Embora afirme que só definirá seu futuro partidário no início do próximo ano, o futuro do ex-deputado Rodrigo Coelho será o MDB, formando uma “dobradinha” (ele federal) com Fernando Krelling. Candidato à reeleição em 2022, Coelho foi o mais votado em Joinville (35.051 votos) concorrendo em um partido pequeno (Podemos). Em 2026 ele terá o MDB estruturado de Barra Velha a Porto União, como dizia Luiz Henrique.
Grupo Político
Ele explica que sua indefinição é em razão do grupo político que pertence, integrado pelo prefeito de Blumenau Mário Hildebrandt, Fabrício Oliveira de Balneário Camboriú e Paulinho Bornhausen, atual secretário estadual de relações internacionais. “Podemos estar em partidos diferentes, mas estaremos juntos”, explicou.
Frases
– “É a oportunidade de refletirmos coletivamente sobre como o nosso comportamento e as nossas decisões impactam, não só na empresa (Orbenk), mas em nossa sociedade”, disse Ronaldo Benkendorf, diretor-presidente da Orbenk sobre a 6ª Semana de integridade.
Curtas
– Através de sua assessoria, Simone Schramm enviou mensagem à coluna afirmando que foi reconduzida ao cargo de secretária-geral da Amunesc (Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina).
– A prefeitura de Joinville definiu ontem (19) o reajuste do transporte coletivo a partir de 1º de janeiro de 2025. O novo valor da passagem antecipada será de R$ 6,25 e da embarcada R$ 6,50.
– Em 1º de janeiro de 2013, Udo Döhler (PMDB) anulou o decreto de aumento da passagem do transporte coletivo que havia ido assinado pelo seu antecessor Carlito Merss (PT) no final de seu mandato. Como Adriano Silva se reelegeu, não há tal ameaça.
Fale com o colunista Luiz Veríssimo pelo whatsapp (47) 99964‑4082
Veja mais postagens desse autor