Quatro projetos do pacote tributário do governo do Estado avançam na comissão de Finanças da Alesc
Quatro projetos de leis de autoria do governo do Estado foram acatados pelos membros da Comissão de Finanças e Tributação nesta terça-feira (17) em reunião extraordinária no Parlamento. Ficou agendado pelo presidente, deputado Marcos Vieira (PSDB), esta quarta-feira (18) a reunião ordinária do Colegiado que vai tratar dos outros dois projetos de leis, também de autoria do Governo do Estado, relacionados ao Plano Plurianual para o quadriênio 2024-2027 e a Lei Orçamentária Anual (LOA).
Entre os destaques desta manhã, a aprovação das matérias do pacote tributário, que tramitaram na Casa em regime de urgência. Com a relatoria do deputado Marcos Vieira, foi aprovado por unanimidade o PL 556/2024, que trata a respeito do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS).
Ainda foi acatado o PL 559/2024 que altera o artigo 2º do Anexo II da Lei nº 10.297, de 1996, e dispõe sobre o ICMS e estabelece outras providências, e concede benefício fiscal relativo ao ICMS. Também foi acatado o parecer propositivo do relator deputado Fernando Krelling (MDB) ao PL 557/2024 , que concede benefício fiscal relativo ao ICMS.
E, fechando as proposições encaminhadas pelo governo, foi aceito pelo grupo o relatório propositivo do deputado Lucas Neves (Podemos) ao PL564/2024, que institui o Fundo Estratégico da Administração Tributária (FEAT). Todas as matérias seguiram para votação em Plenário.
Outros projetos aprovados
PL 18/2021, de autoria da deputada Paulinha (Podemos), que cria o programa de capacitação de agentes comunitárias de saúde para realização de acolhimento a vítimas de violência doméstica do Estado de Santa Catarina, denominado “Capacitando Quem Acolhei”. Aprovado por maioria, a matéria segue para análise da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público e Comissão de Saúde
PL 217/2023, de autoria da deputada Paulinha, que dispõe sobre a estadualização do trecho da rodovia que liga as cidades de Brusque e Itajaí, denominando-o como “Ponte João André Corrêa”. (Devolução de Vista) sem manifestação. Aprovado por maioria, com texto modificado por uma emenda substitutiva global, segue para a análise da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público e Comissão de Transportes, Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura
PL 290/2021, de autoria da deputada Paulinha, que altera a Lei 13.334/2005, que institui o Fundosocial, destinado a financiar programas de apoio à inclusão e promoção social, na forma do artigo 204 da Constituição Federal, e estabelece outras providências”. Dentro deste projeto foi apensado o PL 44/ 2023. A matéria recebeu emenda substitutiva global do relator, deputado Lucas Neves.
PL 90/2023, de autoria da deputada Paulinha, que dispõe sobre as políticas de diagnóstico precoce e atendimento multiprofissional para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Estado de Santa Catarina. Aprovado por unanimidade, a matéria segue para a análise da Comissão de Saúde e da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
PL 282/2023, de autoria do deputado Marcius Machado (PL), que altera a Lei 12.854/2003, que institui o Código Estadual de Proteção aos Animais”, para o fim de vedar o descarte inadequado de lixo nos mares de domínio do Estado de Santa Catarina, bem como prevê a destinação da arrecadação das multas para a implementação de programas de conscientização ambiental. Aprovado por unanimidade segue agora para a análise da Comissão de Assuntos Municipais e Turismo.
PL 329/2024, de autoria do deputado Marcius Machado, que altera a Lei 12.854/2003, que institui o Código Estadual de Proteção dos Animais”, para o fim de proibir a caça e o abate de animais silvestres de qualquer espécie e adota outras providências. Aprovada por unanimidade na forma da emenda substitutiva global emitida pelo relator, deputado Volnei Weber (MDB), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Segue agora para a análise da Comissão de Turismo e da Comissão de Proteção, Defesa e Bem-Estar Animal.
PL 53/2023, de autoria do deputado Marquito (Psol), que instituiu a Política de Gestão de resíduos sólidos incentivando a compostagem em Santa Catarina. A matéria foi aprovada por maioria.
Veja mais postagens desse autor