Premiação foi realizada no auditório do MPSC (Foto: Divulgação MPSC)

Doze escolas da rede pública estadual e municipal de Santa Catarina receberam o “Prêmio Lume: Escola Referência em Alfabetização” em solenidade realizada na última terça (19) no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), em Florianópolis. Foram escolhidas escolas que se destacaram em ações de alfabetização, sendo uma municipal e uma estadual de cada mesorregião de Santa Catarina (Oeste, Norte, Serra, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Sul). Representantes das instituições de ensino receberam um certificado de reconhecimento e uma placa comemorativa.    

Antes da premiação, os participantes assistiram a uma palestra do ator, jornalista e escritor Fabrício Carpinejar, com o tema “Transformação pelo afeto – que ninguém seja invisível ao seu lado”. No evento, também houve o lançamento do novo Sistema Apoia, programa de combate à evasão escolar no Estado.

O Procurador-Geral de Justiça (PGJ), Fábio de Souza Trajano, fez no começo de sua fala um agradecimento aos deputados catarinenses que aprovaram na Assembleia Legislativa a lei que destina recursos do ICMS aos municípios que se destacam na área da educação. Em seguida, agradeceu a todas as entidades e instituições envolvidas no Prêmio Lume.  

“Hoje o Ministério Público catarinense se une a todos vocês, em parceria com o Tribunal de Contas, o MP de Contas e todas as entidades que estão a mesa, para reconhecer e premiar as instituições que têm se esforçado para garantir uma educação de qualidade fundamental para o desenvolvimento social e econômico do nosso Estado. A educação é sem dúvida uma das ferramentas mais poderosas que temos a nossa disposição. Ela não apenas transforma vidas, mas também molda o futuro de nossas comunidades”, ressaltou Trajano. 

O projeto Lume é uma ação do Grupo Estratégico de Monitoramento dos Planos de Educação e foi instituído pelo Acordo de Cooperação Técnica número 007/2019. Coordenado pelo Ministério Público de Santa Catarina, Tribunal de Contas de SC (TCE/SC) e pelo Ministério Público junto ao Tribunal de Contas, é composto por outras nove instituições: Assembleia Legislativa (Alesc); Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação; Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc); Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (Fecam); União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (Undime/SC); Conselho Estadual de Educação (CEE/SC); União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação em Santa Catarina (UNCME/SC); Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).  

O Acordo de Cooperação Técnica busca estabelecer uma rede de intercâmbio e de compartilhamento de dados necessários para a elaboração de painéis eletrônicos de acompanhamento da execução dos planos estadual e municipais de educação em SC. Além disso, estimular o fortalecimento de mecanismos e instrumentos capazes de assegurar a transparência e o controle social dos dados e informações relativas à educação em SC. 

As escolas vencedoras da 2ª Edição do Prêmio Lume: 

GRANDE FLORIANÓPOLIS   

Centro Educacional Municipal Interativo – São José    

Escola de Educação Básica Professora Zulma Becker – Santo Amaro da Imperatriz  

NORTE   

Escola Básica Municipal Maria Lovatel Pires – Canoinhas   

Escola de Educação Básica Antonio Blaskowski – Itaiópolis 

SUL   

Escola Básica Municipal Professor José Motta Pires – Araranguá   

Escola Municipal Rubens de Arruda Ramos – Criciúma  

VALE DO ITAJAÍ   

Escola de Educação Básica Professora Izolete Eliza Gouveia Müller – Blumenau   

Escola Municipal Vendelim Schweitzer – Luiz Alves  

OESTE   

Escola de Educação Básica João XXIII – Maravilha   

Escola Municipal de 1º Grau Professora Jacy Falchetti, a Projaf – Arroio Trinta  

SERRA   

Escola de Educação Básica Santa Teresinha – Curitibanos   

Escola Municipal de Ensino Fundamental Sebastião da Silva Ortiz – São José do Cerrito