Pedro Joanir Zonta (Foto: reprodução)

Nenhum empresário investiu tanto em Joinville nos últimos dois anos como o paranaense Pedro Joanir Zonta, 72 anos, neto de imigrantes italianos. Nesta terça-feira (12), ele esteve em Joinville para inaugurar a filial da rede Hipermais no Shopping Estação, zona Sul de Joinville, sua nova loja âncora. Além de três filiais do supermercado Condor, Zonta arrematou a Cipla em abril de 2023 e no mesmo ano comprou a rede joinvilense de atacarejo Hipermais. Neste segundo semestre,  fez seu maior negócio imobiliário em Santa Catarina ao adquirir o antigo Shopping Americana do Grupo Carrefour. Assim como a Cipla (indústria de 60 anos que atua no setor sanitário e de plástico) o shopping estava em situação difícil como a repentina saída do Carrefour, deixando dezenas de lojistas preocupados com a queda brusca do movimento de pessoas no prédio.

Cipla

Em seu pronunciamento na manhã desta terça-feira (12), Zonta revelou que arrematou a Cipla com 250 funcionários e hoje são 430. Integrada ao Grupo Hansen, a Cipla foi desmembrada após a partilha de herança do fundador João Hansen Júnior. Depois de um longo período de intervenção federal, a empresa foi arrematada em leilão pelo Grupo Zonta em abril do ano passado por R$ 65 milhões (mais R$ 35 milhões para capital de giro).

Condor

De um pequeno mercadinho em Curitiba, em 1974, Zonta construiu um império do ramo varejista. A rede Condor é a maior do Paraná, segundo levantamento da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) de 2013 e a 6ª do Brasil. Desde 2016 em Santa Catarina, onde possui três filiais em Joinville, a rede paranaense tem sua quarta filial em Mafra. Novas filiais estão projetadas para o Estado. Os investimentos de Zonta incluem um cartão de crédito, mercado imobiliário e 21 postos de combustíveis, todos no Paraná.

Entre em contato com o colunista Luiz Veríssimo pelo whatsapp (47)‪99964‑4082‬.