Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates; será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar! Qualquer problema, favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

Secretário sai de férias em meio a crise do SC Saúde – Imagem: Secom/Divulgação

O secretário de Estado da Administração, Vânio Boing, saiu de férias por um período de nove dias. No Diário Oficial, consta que o diretor administrativo e financeiro da secretaria, Bruno Bleil, acumulará as funções durante o período de ausência de Boing. A saída de Boing coincide com as informações sobre o afastamento do diretor do SC Saúde, Levy Hermes Rau, que autorizou pagamentos de cirurgias realizadas em sua própria clínica odontológica. Preliminarmente, sabe-se que os custos já superam os R$ 260 mil.

Rau foi sócio de Bruno Mello, um dos filhos do governador Jorginho Mello (PL), em um curso de formação odontológica inaugurado em dezembro do ano passado. Fontes afirmam que a indicação de Levy para o cargo partiu do próprio Bruno.

Após a divulgação do caso pela coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo, a Secretaria de Estado da Administração afastou Rau e Leandro José João, da Diretoria de Saúde dos Servidores da Secretaria de Estado da Administração. O beneficiado por uma das cirurgias seria o esposo de uma servidora que seria demitida; porém, após uma conversa na Casa da Agronômica, ela foi mantida no cargo.

Tensão no governo

Além das denúncias de processos de contratação sem licitação via CIASC, que, somados, se tornam bilionários, a situação do SC Saúde envolvendo uma pessoa tão próxima ao núcleo familiar do governador gerou grande tensão no Governo do Estado. Há relatos de reuniões tensas e com muita discussão. Fontes também não sabem se Vânio Boing retornará ao cargo.