O deputado Estadual Marcos Vieira (PSDB) palestrou para os integrantes da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE), na Alesc, durante a realização das comemorações dos 35 anos da Constituição Estadual.

O evento da Alesc se iniciou nesta quarta(6) e se encerra nesta sexta-feira (8) (Foto: Divulgação)

Com o tema Orçamento Impositivo, o deputado discorreu sobre os 17 anos de tramitação do Projeto, explicando aos deputados de diversos estados, o impacto positivo nos municípios e como foi feito o debate para implantar esse sistema. “Foi uma oportunidade também para mostrar para o Brasil, toda a potência de Santa Catarina, pois dei um panorama da nossa economia e também pude falar da unidade entre os parlamentares, quando o assunto é desenvolvimento catarinense”, disse o deputado Marcos Vieira.

Presidente da Comissão de Finanças e Tributação da Alesc por mais de uma década e também tendo sido presidente da Comissão de Constituição e Justiça, o deputado Marcos Vieira acompanhou toda a trajetória dos debates, desde as reuniões do Orçamento Regionalizado, que foram realizadas por quase duas décadas até as negociações com o Governo do Estado para que fossem pagas as emendas dos deputados.

Marcos Vieira ainda explicou que o próximo passo da Alesc é aprovar as emendas de Bancada, em que podem ser realizadas as grandes obras que Santa Catarina precisa. “Estamos em negociação dentro da Alesc e com o Governo, pois assim podemos fazer com o Estado continue se desenvolvendo e levando recursos para os municípios”, disse o deputado.

Em 2025, cada um dos 40 deputados terá à disposição quase R$ 12 milhões em recursos para serem distribuídos para prefeituras, entidades e associações em todo o Estado.

Além da palestra, o deputado Marcos Vieira ainda participou da extensa programação das comemorações dos 35 anos da Constituição, sendo mediador de uma mesa redonda com os ex-deputado e deputado Constituintes e dos eventos em homenagem ao ex-presidente da República Michel Temer e ao Ministro do Supremo Tribunal Federal José Dias Toffoli.