Arcebispo Dom Francisco Nach (Foto: Divulgação)

Antes vinculada à Arquidiocese de Florianópolis, a Diocese de Joinville foi elevada à sede Arquidiocesana pelo Papa Francisco em decisão divulgada esta semana no Vaticano. O atual Bispo Dom Francisco Bach passa a ser Arcebispo Metropolitano, com abrangência nas comunidades católicas de Blumenau e Rio do Sul. Dom Francisco Bach afirmou ontem pela manhã que o título de Arquidiocese é também um reconhecimento da Santa Sé da importância histórica, social e pastoral da Igreja Particular  de Joinville, que tem se destacado pelo longo serviço prestado aos seus fiéis e à sociedade civil. 

Joinville e Chapecó

A Arquidiocese de Joinville conta com 66 paróquias, 155 padres e 95 diáconos em 18 municípios do Norte de Santa Catarina, que conta com uma população estimada em quase 1,5 milhão de pessoas. Além de Joinville, Papa Francisco criou também a província eclesiástica de Chapecó.  A partir de hoje, Santa Catarina passa a ser composta por três províncias eclesiásticas: Florianópolis, Joinville e Chapecó, sendo que esta última passa a abranger as dioceses de Caçador, Joaçaba e Lages.

PPP na iluminação pública de Joinville

(Foto: Divulgação/Secom)

A Prefeitura de Joinville está publicando na edição de hoje (6) do Diário Oficial de Santa Catarina o edital de concorrência de Parceria Público-Privada (PPP) para o setor de iluminação pública. O projeto de PPP teve início no primeiro ano da administração  Adriano Silva com a contratação do BNDES para assessorar a prefeitura e prosseguiu em abril do ano passado com uma audiência pública na Câmara de Vereadores. O passo seguinte foi o envio dos documentos para análise do Tribunal de Contas do Estado, que em agosto deste ano recomendou algumas mudanças pontuais. 

Sem custo para o contribuinte

O prazo da concessão será de 22 anos e o valor máximo será de R$ 556.247.982,73, segundo informou a Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Joinville. “Cabe destacar que o investimento será totalmente custeado pela COSIP (Contribuição do Serviço de Iluminação Pública), que já é cobrada atualmente, não resultando em nenhuma taxa adicional ao joinvilense” , esclarece o texto da Secom. Em fevereiro de 2025, acontecerá a sessão pública de abertura e classificação das propostas na sede da Bolsa de Valores de Valores de São Paulo (B3). 

Mercado das formaturas 

Imagem Reprodução

Final de ano é um indicativo também de festa de formaturas. Em Joinville, no passado era muito disputado, mas hoje ele está dominado pelo Rancho Timbé, um amplo prédio localizado na zona rural de Joinville,foi construído para eventos da tradição gaúcha, como bailes e shows. O empresário e pecuarista Júnior Duarte entrou no mercado de formaturas há menos de quatro anos e hoje sua casa é a que mais tem formaturas agendadas neste final de ano. Ele calcula que entre 23 de novembro a 23 de dezembro passem mais de 100 mil pessoas no Rancho Timbé. 

PL de Joinville dividido

Governador Jorginho Mello parece estar indiferente à situação do seu partido em Joinville. Após a última eleição para prefeito, a distância entre o deputado estadual Sargento Lima (PL) e o deputado federal Zé Trovão aumentou.  O relacionamento já vinha se deteriorando antes da eleição, com a ex-esposa do deputado federal ter sido indicada para presidência do PL Mulher de Joinville. Ela não assumiu, mas só a indicação já deixou Zé Trovão muito aborrecido com Sargento Lima, pois segundo ele o nome da Jéssica foi sugerido pela esposa do deputado estadual. Ademais, no PL joinvilense todos já sabem que o projeto de Lima é disputar a Câmara Federal em 2026. Ao comentar a situação, Zé Trovão disse apenas: quero duas coisas do Lima, “distância e distância”.

MDB no governo do PL

Sobre o ingresso do MDB no governo, Zé Trovão disse à coluna que respeita a decisão do governador porque “se ele sentiu a necessidade de contar com o MDB é porque sabe o que está fazendo”. Com seu tradicional chapéu de abas largas, Zé Trovão é um personagem nacional. Na última vez que o encontrei em Balneário Camboriú, no casamento da então candidata a vereadora Kiki no Camboriú Iate Clube, muitos dos convidados o procuraram para tirar fotos ao seu lado.  Na eleição passada, apenas em São Miguel do Oeste, Zé Trovão fez mais de 600 votos.

Ex-deputado João Gaspar Rosa (Foto: Arquivo pessoal/Luiz Veríssimo)

 O ex-deputado estadual João Gaspar Rosa será homenageado  hoje (6) na Assembleia Legislativa pelos 35 anos da Constituição Estadual de Santa Catarina. Aos 79 anos, o ex-deputado estadual constituinte continua trabalhando em sua imobiliária em Balneário Barra do Sul. Sua carreira política iniciou como vereador (1977 a 1981) e prosseguindo como vice-prefeito, deputado estadual e novamente vereador de Joinville (2001 a 2005). 

Frases

“Estamos conversando com os colegas” disse o vereador Diego Machado (PSD), atual presidente da Câmara de Vereadores de Joinville e candidato à reeleição.

“Maurício Peixer para mim é um irmão, uma pessoa que amo demais e a gente tem muito que trabalhar junto nos próximos anos” disse o deputado Zé Trovão ao ser

Curtas

– O jornalista Marcos Pereira assume na próxima semana a coordenação de jornalismo da Rádio Jovem Pan/Joinville, que pertence ao Grupo SM. Ele substituiu o também jornalista Diego Rosa, que optou em seguir outro projeto profissional. 

– Marquinhos deixa a função de âncora do jornalismo matinal para assumir a nova função.

Entre em contato com o colunista Luiz Veríssimo pelo whatsapp ‪(47) 99964‑4082‬.