Propostas podem ser apresentadas até 8 de novembro (Foto: Jonatã Rocha / SECOM)

Timbó, no Vale do Itajaí, se prepara para se tornar o primeiro município de Santa Catarina a gerar sua própria energia elétrica por meio de uma usina solar que abastecerá 45 prédios públicos da cidade.  Com investimento total de quase R$ 5 milhões e recursos viabilizados pelo  Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) em parceria com o Banco Europeu de Investimento e a Agence Française de Développement, o projeto  promete gerar uma economia anual de aproximadamente R$ 1,6 milhão para o município.
“Essa colaboração demonstra o histórico do BRDE em apoiar tecnicamente projetos que promovem o desenvolvimento sustentável e a inovação no Sul do Brasil”, ressalta o diretor financeiro, João Paulo Kleinübing.
Recentemente, iniciou-se o processo licitatório para a instalação da usina solar, que representa um marco no compromisso da Prefeitura com a sustentabilidade e a eficiência energética. O prefeito de Timbó, Jorge Krüger, enfatizou a importância do projeto: “Queremos deixar nossa cidade cada vez mais sustentável e pronta para o futuro.”A usina será instalada junto ao Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí, localizado na Rua Tupiniquim, Bairro Araponguinhas. As empresas interessadas em participar do processo de seleção têm até o dia 8 de novembro para apresentar suas propostas ao setor de licitações da Prefeitura.