Divulgação

A WEG de Jaraguá do Sul está presente no maior projeto de exploração interplanetária. Contratada pela Atlas Copco Gas and Process, a empresa catarinense forneceu motores elétricos que foram responsáveis por impulsionar as unidades de separação de ar, revelou a repórter Flávia Marinho do portal CPG (Click Petróleo e Gás) na última quarta-feira (16). Os motores da WEG que foram utilizados no histórico feito que ficou conhecido como “o foguete que deu ré” são da linha MGP 12,8 MW, 13,8 KV fabricados na filial da índia e “desempenharão um papel crucial na produção de oxigênio necessário para os foguetes”, informa a publicação.

Rumo a Marte

Com o sucesso da experiência de trazer o foguete de US$ 2 bilhões ao local de lançamento sem perdê-lo, a multinacional catarinense deve ampliar o seu fornecimento para o projeto da NASA e de Elon Musk de explorar Marte e a curto prazo retornar à lua. Fornecer motores elétricos para “um dos feitos mais revolucionários da história espacial” é um exemplo do avanço tecnológico da WEG, que segundo ranking da revista Amanhã é a terceira maior empresa de Santa Catarina.

Rodrigo Andrioli. Foto: Divulgação/Secom

Mudança na saúde de Joinville

Tânia Eberhardt vai deixar a secretaria municipal da saúde em 1º de novembro. Ontem (16) foi divulgado que ela solicitou sua saída para priorizar o tratamento contra um câncer recém-descoberto. Como esta mudança já vinha sendo avaliada há algum tempo, o seu substituto também foi anunciado na mesma data. O atual secretário de habitação Rodrigo Andrioli (foto) será o novo gestor da saúde a partir de novembro, acumulando as duas secretarias até o final do ano. Engenheiro-civil de formação, Andrioli é servidor concursado desde 2015 e já trabalhou na secretaria da saúde como gerente de auditoria, controle e avaliação de 2017 a 2020. No início do atual governo assumiu a secretaria municipal da habitação.

Foto: Divulgação

Empresa tem 400 vagas em aberto para Joinville e região

O Grupo Orbenk anunciou ontem (16) que está com mais de 900 vagas disponíveis de emprego, sendo 400 delas em Joinville e região. Entre as ofertas principais em todos os turnos estão analistas e assistentes nos setores de RH, TI e financeiro. Fundado há 38 anos em Joinville, o Grupo Orbenk atua em 476 cidades brasileiras, gerando mais de 28 mil empregos diretos nas áreas de limpeza profissional, segurança patrimonial e soluções em alimentação através da Sepat.

Foto: Mauro Schlieck/Divulgação

Audiência pública com polêmica

Com o plenário lotado de servidores públicos da área da saúde, a comissão de saúde da Câmara de Vereadores realizou a audiência pública sobre a projetada mudança de gestão no Hospital Municipal São José de Joinville. Diretora-executiva do hospital, Camila Kalef garantiu que não haverá privatização porque o “São José” vai permanecer 100% SUS. Uma empresa paulista foi contratada para analisar o melhor caminho para implantar a gestão de uma OS (Organização Social) no maior hospital público da região, que tem 18 mil atendimentos por mês e um custo anual de R$ 370 milhões. Ela garantiu que o atendimento à população não deve ser comprometido e que os servidores terão seus direitos respeitados.

Maioria presente foi contra o projeto

Jane Becker teve 15 minutos para manifestar sua posição contrária ao projeto e argumentou sobre a manutenção do modelo atual. Como presidente do sindicato dos servidores públicos, ela alertou para o prejuízo do atendimento e também aos funcionários do hospital. Líder do governo, o vereador Neto Petters (NOVO) defendeu o novo modelo e parabenizou o prefeito por enfrentar o problema da saúde e foi interrompido várias vezes por vaias do plenário.

Curtas

  • Mais um evento na Expoville. Inicia na próxima terça-feira (22) a Fenacon, a maior feira da construção civil de Santa Catarina. Durante os dois dias são esperados mais de 5 mil visitantes nos 160 estantes já confirmados.
  • Também no dia 22, às 19h30, a Câmara de Vereadores de Joinville promove uma audiência pública sobre segurança no bairro Guanabara. A iniciativa do vereador Cláudio Aragão reunirá representantes da prefeitura, Polícia Civil, Polícia Militar e parlamentares.
  • devido a previsão de chuvas para o sábado, a CDL de Joinville adiou o Stammtisch para o outro sábado. É o maior e mais tradicional “encontro dos amigos” realizado anualmente na rua Visconde de Taunay (Via Gastronômica).