Foto: Arquivo/PMSC

Em recente encontro dos vereadores de Joinville com representantes da segurança pública (Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal), o comando da 5ª Região Militar divulgou um balanço que revela a redução das principais ocorrências em 2024 em comparação ao mesmo período do ano passado. O número de mortes violentas diminuiu 37% e as tentativas de homicídios caíram 23%. Os furtos também caíram de 1.421 no ano passado para 1.040 no mesmo período de 2024 (redução de 27%). A apreensão de armas aumentou de 40% e os mandados de prisão 5% (285 em 2023 e 299 neste ano).

Secretário Paulo Rigo (Seprot) | Foto: Divulgação.

Há pelo menos dois anos, os principais responsáveis pela segurança pública desenvolvem um produtivo trabalho em equipe. O Coronel PM Márcio Reisdorfer assumiu o comando da 5ª Região Militar em maio de 2022, um mês após o delegado Rafaello Ross ter assumido a 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil. O ex-capitão do Exército Brasileiro Paulo Rigo completa o triunvirato da segurança pública como secretário municipal de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot) desde o início da atual administração. Historicamente, a segurança pública em Joinville sempre teve a participação importante das polícias civis e militares. Nos últimos anos, a prefeitura tem contribuído e atuado junto com a secretaria de segurança pública (investigação) e comanda-geral da Polícia Militar (prevenção), sobretudo após com o aumento da guarda municipal e a ampliação das câmeras de segurança, hoje são mais de duas mil..

Prefeito Jair Franzner em vantagem, segundo pesquisa

Com sua administração bem avaliada e com a menor rejeição entre os principais concorrentes, o prefeito de Jaraguá do Sul lidera com folga a intenção de votos, segundo a recente pesquisa divulgada pelo Grupo OCP. Registrada no TRE (sc 04900/2024), a pesquisa do Instituto Véritas ouviu 604 eleitores entre 13 e 18 de agosto. Jair (MDB) lidera na espontânea e na estimulada. Seu principal adversário é o também empresário Edson Junkes (PL). A maior diferença sobre Edson está na estimulada (32,6% a 11,4%). Emanuela Wolf (Podemos), Mário Felipi (NOVO) e Niura Demarchi (PP) estão com percentuais muito abaixo.

Administração aprovada

A pesquisa solicitou nota de 0 a 10 para as mais importantes áreas da atual administração. A mais vulnerável de todas ( a saúde) recebeu 18,4% de nota 10, 10,1% de nota 9 e 29,8% de nota 8. Outra questão importante é sobre a avaliação do atual prefeito: 73,9% respondeu que “está bom, mas precisa melhorar” e 4,4% afirmaram que é preciso “mudar tudo”. No item rejeição, Jair teve 2,9% e seu principal adversário 7,7%.

Clássico no Norte

Transformado no esporte número 1 de Joinville depois do declínio do JEC, o futsal vai lotar novamente o Centreventos Cau Hansen neste domingo (25). Joinville recebe Jaraguá do Sul às 13h15 com transmissão ao vivo para todo o país (SportV). A vitória representará o segundo lugar na Liga Nacional de Futsal, competição que está sendo liderada pelo Sorocaba (SP) com três pontos de vantagens sobre as duas equipes do Norte, ambas com 46 pontos, mas com vantagem de Jaraguá por ter o maior número de vitórias.

Ginásio

Agora sob a gestão de uma Organização Social – a mesma do Festival de Dança de Joinville – o Centreventos Cau Hansen vai deixar de sediar os jogos de futsal e da Liga Nacional de Vôlei. O novo ginásio está saindo do papel e já tem local definido: um amplo terreno que hoje pertence à Univille. O projeto está em elaboração e prevê lotação entre 5 a 7 mil pessoas.

Debate em Joinville

ACIJ informa: a sabatina com os cinco candidatos a prefeito de Joinville acontecerá em 23 de setembro no auditório principal da entidade. A promoção é do Conselho de Entidades, que reúne a Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), ACOMAC (Associação dos Comerciantes de Material de Construção), Ajorpeme (Associação de Joinville e Região do Pequeno, Micros e Pequenas Empresas) e CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas).

Mercado de trabalho

Quem circular pela filial do Fort Atacadista do bairro Costa e Silva vai se surpreender com o grande número de funcionários com camisas “em treinamento”. Eles (a maioria mulheres) estão sendo preparados para trabalharem na nova filial que está sendo concluída no bairro Floresta, no outro lado de Joinville, cuja inauguração não tem data definida, mas deverá ocorrer em outubro. Ali perto, o prédio da filial da Havan está com sua fachada concluída (ainda sem a estátua da liberdade). Mais empregos na área do comércio.

Curtas

  • Informação que chegou ao PSD de Joinville: seu principal líder no estado disputará a Câmara Federal em 2026. Na região terá como adversário Darci de Matos (PL).
  • Informação no PL de Joinville: em 2026 o companheiro de chapa de Jorginho Mello não será Marilisa Boehm. A estratégia é escolher alguém de um partido da coligação, mas que seja também de Joinville.
  • Jorginho Mello tem tido sorte com Joinville: foi eleito senador com Ivete Silveira (MDB) como 1a. suplente e com Marilisa de vice.
  • Em inflamado discurso em Araquari (veiculado nas redes sociais) o deputado federal Zé Trovão (PL) não poupou críticas e ofensas ao atual prefeito Clenilton Pereira (PSD), que apoia seu vice Jasper Gordo (PSD) na sua sucessão e que tem o PL e MDB como adversários..
  • Na agenda distribuída pela assessoria do candidato, o prefeito Adriano Silva “passa o domingo com a família”.
  • Na agenda do candidato Sargento Lima (PL) o clássico do futsal entre Joinville e Jaraguá do Sul às 13h15 no Cau Hansen.
  • A nova sede do Detran em Joinville vai ser no prédio do Sam ‘s Club (antigo Big da Beira-Rio) no espaço de dois andares antes ocupado por uma videolocadora, ao lado do McDonald. A mudança deve ocorrer nos primeiros dias de setembro.
  • Com a saída do Detran do prédio da 2ª Delegacia Regional de Polícia, a secretaria estadual de segurança pública vai deixar de pagar aluguel em outros prédio ao transferir o pessoal para sua sede.