Reprodução

Repetindo o mesmo cenário das duas anteriores do Instituto Mapa, a nova pesquisa de intenção de votos para prefeito de Joinville indica a reeleição do prefeito Adriano Silva no primeiro turno. A folgada vantagem – tanto na espontânea como na estimulada – registrada pela pesquisa do Instituto 100% Cidades (divulgada no final da noite de quinta-feira pelo colunista Marcelo Lula) é seguida de um baixíssimo percentual de rejeição. A novidade é Carlito Merss (PT) ter assumido o segundo lugar com 0,1% de vantagem em relação ao candidato do governador Jorginho Mello, o deputado estadual Sargento Lima (PL). Obviamente que os percentuais sofrerão mudanças no epicentro da campanha eleitoral, mas a dúvida com os resultados das pesquisas deverá permanecer por algum tempo: a reeleição ocorrerá no primeiro ou no segundo turno.

Rejeição

A intenção de votos manifestada em pesquisas pode ser revertida pelo poder de convencimento dos candidatos a prefeito, mas a rejeição é muito mais difícil de reverter uma tendência. É um termômetro importante. No caso de Joinville, o atual prefeito tem 4,4% de rejeição, mesmo com críticas ao atendimento na saúde. O ex-prefeito Carlito Merss teve 60,7% de rejeição. Grande parte – senão a maioria – de responsabilidade de seu partido. Sargento Lima é o segundo mais rejeitado com 19,7%. A pesquisa ouviu 600 eleitores por telefone e foi registrada no TRE (sc- 023226/2024). Não foi informado que a contratou.

Beto Gebaili (1957-2024)

Beto Gebaili | Arquivo pessoal

Sepultado nesta sexta-feira um dos profissionais mais destacados nos últimos 30 anos do rádio joinvilense. Beto Gebaili faleceu na UTI do Hospital Dona Helena nesta manhã por motivos não revelados. Amigos e colegas da emissora que trabalhavam em dois horários informaram que ele vinha sofrendo de cirrose e complicações em outros órgãos. Em nota, a emissora informou que o velório seria feito apenas com a presença de familiares, sem a participação dos amigos. Odiado por alguns e admirado por muitos, Gebaili era também advogado criminalista, mas raramente exercia a profissão. Deixa uma filha também advogada que trabalha na Câmara de Vereadores de Joinville em cargo de comissão do gabinete de um vereador. Em todas as pesquisas realizadas nas emissoras de FM de Joinville sempre foi líder de audiência em seu horário nos últimos anos. Nascido em Santos(SP), veio para Joinville em 1991 e trabalhou inicialmente como vendedor de loteamentos até ingressar na Rádio Cultura AM em 1992 e posteriormente na 103 FM e 89 FM.

Parceria Tupy e Volkswagen

Divulgação

Em fato relevante divulgado na quinta-feira, a diretoria da Tupy SA (Tupy3) revelou um acordo assinado com a unidade de veículos comerciais da multinacional alemã para ser responsável pela produção e fornecimento de produtos para caminhões pesados. O contrato estabelece que a Tupy passará a fundir, usinar e montar os cabeçotes utilizados no motor MAN D26 da Volkswagen Caminhões e ônibus no Brasil, trabalho este que está sendo feito na Alemanha. A montagem dos motores será feita pela MWM, fábrica de motores adquirida pela Tupy. Segundo o comunicado, este acordo vai vigorar a partir de 2025 e deverá resultar em receitas adicionais de R$ 200 milhões/ano.

Balanço: queda de 70% no lucro líquido

O balanço divulgado pela Tupy nesta terça-feira registrou uma queda no lucro líquido de 70% em 12 meses. Segundo a multinacional joinvilense, a queda é reflexo “do impacto da variação cambial (…) e do efeito da apreciação do peso mexicano sobre a base tributária em moeda estrangeira. A Tupy tem duas fábricas no México que atendem os clientes daquele país, Canadá e Estados Unidos. O diretor-presidente Fernando Rizzo destaca que a empresa atraiu “novos contratos com muito valor agregado e crescimento em novos negócios vinculados ao agronegócios e no setor de reposição”.

Divulgação/Diário do Transporte

Busscar quer 20% do mercado

Durante entrevista ao Podcast do Transporte, durante a Lat.Bus em São Paulo, o diretor-comercial da Busscar ônibus de Joinville revelou que a meta da empresa é chegar a 20% do mercado de carrocerias no Brasil. Paulo Corso a aceitação do novo modelo de dois andares foi “total” na maior feira de ônibus da América Latina. A Busscar foi adquirida em 2017 através de leilão por um grupo de sócios da Caio, encarroçadora de ônibus urbanos com sede em Botucatu (SP).

Frases

  • “Acreditamos que a indústria brasileira é competitiva e tem capacidade para atrair cada vez mais a localização de produção”, disse Fernando Rizzo, diretor-presidente da Tupy ao Isto É Dinheiro, ao comentar o balanço do segundo trimestre de 2024.
  • “A gente tem limitações relacionadas à falta de mão de obra.Nós pretendemos ir crescendo conforme conseguimos captar mão de obra”, disse Paulo Corso, diretor-comercial da Busscar em entrevista ao portal Diário do Transporte.