PSD na região Nordeste aposta na volta de ex-prefeitos; Carlito comenta aliança MDB e PP; e mais
Na região Nordeste, o PSD aposta em ex-prefeitos nas eleições de 6 de outubro e seu principal adversário será o MDB. Em São Francisco do Sul, Renato Gama Lobo quer retornar quatro anos depois e tem como principal adversário o atual prefeito Godofredo Moreira Filho (MDB), também ex-prefeito. Em Balneário Barra do Sul, o candidato é o ex-prefeito Ademar Borges, que administrou o município por oito anos. O principal adversário é seu ex-secretário Antônio Borba (MDB). Em São João do Itaperiú, Rovani Delmonego vai enfrentar Jaime Antônio de Souza (PL), na única disputa na região com apenas dois candidatos. Em Campo Alegre, depois de governar por oito anos, Rubens Blaszkowski vai disputar a eleição com a atual prefeita Alice Grosskopf (MDB), que o sucedeu há quatro anos depois de vencer o candidato da situação Sebastião Kons (PP) por apenas cinco votos, na eleição mais apertada da história do município.. Em Joinville o PSD está coligado com o NOVO e em Itapoá com o MDB, onde não apresentou candidato a vice.
Carlito acredita que MDB e PP juntos conseguem 12% dos votos
Já conformado em não ter uma coligação com o PP, mas ainda sonhando com o PSB, Carlito Merss (PT) acha que a diminuição de cinco para quatro candidatos a prefeito de Joinville não irá comprometer a projeção de segundo turno. A aliança entre MDB e PP, prevista para ser oficializada em breve, deve levar Anelísio Machado como vice de Luiz Cláudio Gubert (MDB), diminuindo, assim, de cinco para quatro concorrentes a prefeito de Joinville: Adriano Silva (NOVO), Luiz Cláudio Gubert (MDB), Carlito Merss (PT) e Rodrigo Bornholdt (PSB). “Se o Amin vier a Joinville, eles certamente farão de 12 a 15% dos votos, já que a candidatura Gubert vai dar credibilidade ao MDB”, acredita Carlito.
Diálogo com os jovens
Com a recusa de Rodrigo Bornholdt (PSB), o candidato do PT já decidiu que seu vice será um jovem do PSOL. “Se conseguir me comunicar com os jovens, vai ter jogo”, garantiu. Aliás, um segmento eleitoral que será decisivo é o eleitor da faixa de 16 a 21 anos. A maioria deles é indiferente com relação à política e usuários das redes sociais.
O frio e os moradores de rua
A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Joinville iniciou no final de semana a “Operação Baixas Temperaturas”. Moradores em situação de rua são acolhidos no início da noite para devido a frente fria no município, onde a previsão é de 7 a 9 graus. De segunda à sexta-feira eles devem se cadastrar no Centro Pop na Rua Paraíba. Nos finais de semana com baixas temperaturas, alerta a SAS, o cadastro deve ser feito até as 16 horas.
Interplast 2024
Com previsão de R$ 300 milhões em negócios e mais de 30 mil visitantes, começa amanhã (13) uma das maiores feiras de Santa Catarina, a tradicional Interplast (Feira e Congresso da Integração da Tecnologia de Plástico), que é realizada de dois em dois anos. São 25 mil m2 de exposição, ocupando 100% das áreas úteis dos três pavilhões da Expoville. Joinville é o maior polo de transformação de PVC da América Latina, já que sedia as gigantes de tubos e conexões Tigre, Krona e Amanco, além de outras empresas menores.
Vocação turística
Cada região tem sua alta temporada de turismo. Em Joinville ela acontece no inverno com a realização de pelo menos uma grande feira ou exposição por mês, sem contar o Festival de Dança de Joinville. No verão, a cidade fica mais vazia e a ocupação hoteleira diminui consideravelmente.
Curtas
- Marinho Leal assumiu o segundo cargo mais importante na diretoria de comunicação social da Câmara de Vereadores de Joinville. Ele é presidente do sindicato dos radialistas de Joinville e região.
- Dois joinvilenses disputam prefeituras da região: o atual prefeito de Itapoá Jefinho Garcia (MDB) concorre à reeleição e o vice-prefeito Gordo Jasper (PSD) disputa em Araquari.
- Um morador de Campo Alegre ganhou R$ 1 milhão no sorteio do Dia dos Pais de uma empresa desse segmento com sede em Joinville.
- Novo técnico do Joinville Vôlei começou nesta segunda-feira às 9 horas seu trabalho presencial. Às 17 horas, treinamentos táticos no ginásio da Univille.
- Domingo às 15h30 a volta do clássico América x Caxias com grande público no Estádio Sadalla Amin Ghanem. Se o Caxias vencer, rebaixa automaticamente o rival para a chamada segundona da Liga Joinvilense de Futebol.
- Clubes tradicionais de Santa Catarina, a fusão Caxias e América deu origem ao Joinville Esporte Clube em 1976.
Frases
- “Eu conversei com Amin em Brasília para resgatar a chapa de 2012 (PT e PP), mas ele recusou porque quer fixar a imagem do seu partido como centro-direita”, disse Carlito Merss, candidato a prefeito de Joinville (PT).