São Francisco do Sul teve uma manhã de hoje (23) agitada na área policial. A primeira operação policial foi na Prefeitura, onde o delegado Fábio Estuqui e sua equipe descobriram um “grupo de pessoas” com informações privilegiadas que solicitava dinheiro de empresários que estavam participando de licitações.

Apenas um deles já identificado é um servidor comissionado da administração municipal, segundo revelou o delegado em mensagem nas redes sociais. “A investigação não tem conotação política porque a prefeitura procurou a Polícia Civil”, garantiu o delegado. Segundo ele, são cinco nomes já conhecidos e o número pode aumentar porque as investigações continuam.

A quadrilha procurava empresários envolvidos em processos de licitação e, “com a falsa promessa de facilitar o ingresso de fornecimento de material ou serviço, solicitaram dinheiro”.  Uma segunda operação desta terça-feira envolveu a Polícia Civil do Paraná em uma investigação sobre tráfico de drogas e uma facção criminosa que atua na terceira cidade mais antiga do Brasil.

Delegado Estuqui | Foto: Reprodução/Rede social.

Um delegado diferente

Ex-policial militar, o delegado Fábio Estuqui costuma dar informações sobre os casos mais destacados na comarca de São Francisco do Sul em depoimento pela rede social. Foi assim nesta terça-feira sobre o caso envolvendo uma quadrilha no setor de licitação da prefeitura.

No último domingo (21) ele informou que a Polícia Civil e Polícia Militar cumpriram quatro mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão envolvendo a morte de um homem no bairro Santa Regina. Ele foi agredido por um grupo de pessoas em sua casa e depois jogado em um córrego nas proximidades. Ele ainda estava vivo quando a ambulância chegou, mas não resistiu.

Maior crescimento na população e de eleitores

Localizado na divisa com o Paraná, o município de Itapoá é o município que mais cresceu em população em Santa Catarina em 2023 e vai entrar na eleição de outubro com outro título: o colégio eleitoral que mais cresceu no estado.

Segundo dados oficiais, o número de eleitores aumentou em 39,26% desde a última eleição municipal. Nas eleições de 2020, Itapoá tinha 14.481. Desde 1990, a primeira eleição para prefeito, o município teve quatro prefeitos: Ademar Valle três mandatos, Sergio Aguiar dois, Ervino Sperandio dois e Marlon Neuber dois (renunciou em dezembro de 2022 depois de envolvimento confesso em corrupção no seu governo).