Faltando poucos dias para convenção, nada definido no MDB
Depois de anos de indefinição, período protagonizado pelo seu presidente e nome natural para concorrer, o deputado estadual Fernando Krelling, o MDB de Joinville continua na dúvida: a convenção vai homologar o advogado e professor Luiz Cláudio Gubert como candidato a prefeito ou o deputado Krelling? Depois da reunião regional há duas semanas, o candidato anunciado foi Gubert. Uma semana depois, conforme revelou o colunista Marcelo Lula, a direção estadual insistiu em convencer Krelling a concorrer, que pediu alguns dias para “pensar”. Na última sexta-feira (19), conversei com o ex-prefeito Carlito Merss no jantar na casa do radialista Emanoel Texto. “Fernando vai ser o candidato do MDB”, afirmou o pré-candidato do PT. “Tenho conversado com o Luiz Cláudio…”, acrescentou.
“Sem definição, ainda”
Logo após a informação, enviei mensagem para Krelling perguntando se ele havia tomado a decisão de concorrer, conforme fui informado. “Não procede. O partido tem conversado comigo, mas não tem definição ainda. Cobalchini me ligou agora de noite (sexta-feira)”, respondeu. No dia seguinte, perguntei novamente ao presidente do MDB se o Luiz Cláudio não era o candidato definido e a resposta também foi de incerteza: “ A princípio será o nome dele que irá para convenção”, respondeu.
Último lugar
Uma importante liderança do MDB criticou esta indefinição do deputado Krelling e defendeu que ele seja o candidato. E fez uma previsão pessimista: o PP deve sofrer intervenção e por um acordo Amin/Jorginho vai apoiar o PL em Joinville. Em Brasília estão trabalhando para que o PSB apoie o PT em Joinville. Assim, ficaria Adriano Silva (NOVO), Sargento Lima (PL), Carlito Merss (PT) e Luiz Cláudio (MDB). Alguém duvida que o MDB seja o último colocado na eleição para prefeito?”.
Novidades em Barra do Sul
Mais duas candidaturas a prefeito em Balneário Barra do Sul. O PSDB vai concorrer com chapa pura tendo o empresário da pesca Vital Martins a prefeito e como vice o pescador e ex-vereador Lori Cardoso. O União Brasil também vai lançar candidato a prefeito e o nome definido é o do vereador Wesley de Freitas, o Wesley das bolachas (foi vendedor de bolachas). Segundo informações, o PSDB e UB estiveram muito próximos de apoiar o MDB, que tem Antônio Borba como candidato a prefeito. Na semana passada houve a separação e o surgimento de três candidaturas a prefeito. O pré-candidato do PT é Silvio Michels (Quininho) e a situação já definiu como candidata a vereadora Suzana Dornelles (PP), eleita pelo MDB em 2020. Assim, Barra do Sul terá seis candidatos a prefeito. O atual prefeito Valdemar Baraúna da Rocha (PP) não concorrerá.
PSD do Norte
Sábado à noite (20), a coligação liderada pelo PSD lotou a Sociedade Amigos de Campo Alegre na convenção que homologou a candidatura de Rubens Blaszkowski (PSD) a prefeito. O ex-prefeito concorrerá em coligação com o PSDB, PP e União Brasil. Em Araquari, a convenção aconteceu domingo com mais de duas mil pessoas. O atual vice-prefeito Gordo Jasper (PSD) foi homologado candidato a prefeito por uma coligação que reúne 10 partidos e 93 candidatos a vereador.
Pré-candidato Carlito Merss (PT) ainda sonha em liderar uma “frente ampla” em Joinville. Durante jantar na última sexta-feira (19) ele conversou com o presidente do PDT de Joinville, o advogado Adilson Buzzi sobre seu projeto. O PDT está coligado com o PSB e já definiram Rodrigo Bornholdt (PSB) como candidato a prefeito. Buzzi lembrou o compromisso já assumido.
Curtas
- A Festa do Colono na Sociedade Rio da Prata em Pirabeiraba está se tornando uma dos maiores eventos de Joinville.
- Neste final de semana a comprovação: estacionamento sempre lotado, salão e restaurante com grande público.
Frases
- “Em princípio será o nome dele (Gubert) que irá pra convenção”, disse Fernando Krelling (MDB)
- “Estamos com Adriano Silva”, disse Carlos Caetano presidente da federação PSDB e Cidadania em Joinville.