Foto: Jackson Zanco/Divulgação

13 de julho é o aniversário da Sociedade Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville. O 132º foi comemorado numa sexta-feira em uma noite com frio e chuva, mas isso não impediu do seu auditório improvisado na garagem com 200 lugares lotados. Muitos ficaram em pé, como dezenas de bombeiros voluntários que foram homenageados, seis deles com mais de 40 anos de serviço comunitário no combate ao fogo ou em outras emergências. No próximo ano, 13 de julho será comemorado em Joinville também como o Dia Nacional do Bombeiro Voluntário, cujo projeto de lei de autoria da senadora Ivete Silveira (MDB-SC) foi aprovado pelo Senado e em breve pela Câmara dos Deputados.

Homenageados

Senadora Ivete e o prefeito Adriano Silva | Foto: Jackson Zanco/Divulgação

Por ser autora do projeto de lei, a senadora Ivete foi convidada para fazer um dos principais discursos da noite. Além de ressaltar a importância do voluntariado, a senadora afirmou que aos 132 anos a corporação é um exemplo para o país e por contar com cerca de 1,7 mil integrantes, entre bombeiros mirins, bombeiros profissionais e pessoal de apoio. Entre os homenageados esteve o prefeito de Joinville Adriano Silva por completar 20 anos de serviço voluntário. Mesmo no cargo, durante uma das quinta-feiras por mês ele participa da equipe de plantão. Antes de assumir a prefeitura, ele cumpria plantão um dia por semana.

ONG mais querida

Moacir Thomazi está na presidência há muitos anos. Ex-presidente do jornal A Notícia e ex-presidente da ACIJ (Associação Empresarial de Joinville) ele ressaltou que o trabalho da instituição faz com que ela seja apontada em pesquisa como a entidade de mais prestígio de Joinville e também por três anos consecutivos a ONG mais querida de Santa Catarina. O seu comandante, Carlos Kelm lembrou que os 132 anos de trabalho não tiveram nenhuma interrupção, nem mesmo durante as duas grandes guerras.