A consolidação de uma das maiores alianças na história de Joinville; Novo presidente da federação PSDB-Cidadania; e mais
Não é certo que o futuro prefeito de Joinville estará lá, mas certamente a maioria dos vereadores eleitos em 6 de outubro certamente estará dia 27 na Expoville. Sete partidos farão suas convenções à tarde em salas separadas no maior centro de convenções da região. No final delas, todos estarão reunidos no salão principal para acompanhar a convenção do partido NOVO que oficializará Adriano Silva como candidato à reeleição. Será a consolidação de uma das maiores alianças políticas da história de Joinville em torno de um candidato a prefeito.
Confirmados
As convenções paralelas só oficializarão o já antecipado apoio dos partidos ao candidato do NOVO. A aliança é formada também pelo União Brasil (1 vereador), PSD (4 vereadores), Federação PSDB/Cidadania, Podemos, PRD (1 vereador) e Republicanos (1 vereador). Além dos atuais vereadores, o encontro do dia 27 vai reunir a maioria dos 160 pré-candidatos apresentados pelos sete partidos.
Não confirmado, ainda.
O único partido que não anunciou oficialmente sua adesão à candidatura de Adriano Silva (NOVO) é o Republicanos. Seu presidente Romeu Oliveira afirmou à coluna que “em principio” a sua convenção será em 5 de agosto, mas poderá ocorrer dia 27 na Expoville. “Faltam alguns ajustes, mas não vou te esconder que estamos muito próximos de fechar com o NOVO”, acrescentou Romeu. Lembrando que o único vereador do partido (Lucas de Souza) foi eleito pelo PDT e faz parte da bancada de apoio ao chefe do executivo.
Novo presidente
Na semana passada, PSDB e Cidadania mudaram a presidência da federação formada pelos dois partidos. O tucano histórico Carlos Caetano assumiu a presidência e Tânia Eberhardt (Cidadania) a vice-presidência. Tânia é secretária municipal da saúde e sua posição foi importante para levar a federação a apoiar a aliança com o NOVO.
Idoso desaparecido
Completou ontem (10) nove dias do desaparecimento do idoso que fugiu do Hospital Regional de Joinville. Dois cães farejadores, 20 resgatistas e nenhum indício de Reinaldo Kroessin , 74 anos. Nas buscas, integrantes do GRM (Grupo de Resgate em Montanha) encontraram rastros de sangue numa das trilhas e mais tarde um chinelo também com pouco de sangue. Dias depois, o outro chinelo também foi encontrado e igualmente com sangue. A mata do Morro do Boa Vista é extensa e poucos acreditam que o idoso esteja lá. No caso pouco provável de óbito no local, o odor já teria o identificado. A fuga aconteceu no início da madrugada do dia 2 de julho e à tarde os familiares solicitaram ajuda ao Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville e ao GRM.
E o mandante?
Mais de um ano depois, o acusado de assassinar um advogado em São Francisco do Sul foi condenado pelo Tribunal do Júri em São Francisco do Sul a 18 anos e oito meses em regime fechado. A principal pergunta continua sem resposta: quem contratou o réu para executar o advogado Hamilton Lopes Ribeiro, de 45 anos? Quando estava entrando na sua camionete em frente a sua casa no bairro Rocio Grande, Hamilton foi executado com oito tiros por alguém que estava em uma motocicleta do outro lado da rua. Câmeras de segurança registraram a execução.
Nome do assassino não foi divulgado
O réu foi preso em Joinville pela Divisão de Investigação Criminal dia 2 de maio de 2023 em uma casa alugada por ele no bairro Saguaçu em Joinville. Passados mais de um ano, ele não revelou à DIC quem o contratou. O nome do assassino confesso não foi divulgado pelo release distribuído pela assessoria de comunicação do Ministério Público de Santa Catarina nem pela Polícia Civil.
Contribuição à reforma tributária
No relatório do deputado Reginaldo Lopes ao projeto de lei da reforma tributária, consta um registro ao ex-deputado federal Carlito Merss (PT), que participou das discussões sobre a regulamentação do projeto de lei complementar 68/2024. “O Sr. Carlito Merss, Gerente de Políticas Públicas do SEBRAE apresentou sugestões de aprimoramentos (à reforma), como o fim do sublimite de R$ 3,6 milhões do Simples, “cashback” para MEI, alíquota reduzida da cesta básica para o Simples e carga tributária na transição”.
Curtas
- Ao contrário do que foi divulgado, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville tem participado desde o primeiro minuto das buscas do idoso que fugiu do Hospital Regional de Joinville e está desaparecido há 9 dias.
- Darci de Mattos retornou à Câmara dos Deputados esta semana. Sua presença foi registrada na sessão do dia 8 de julho. A presença anterior foi em 5 de junho. Joinville voltou a contar com dois deputados federais. Ele é primeiro suplente .
- Zé Trovão vai reunir um grupo de caminhoneiros e amigos de Joinville numa costela de chão no final da tarde do dia 19 de julho em um bar no bairro Itaum.
Frase
- “PL e NOVO contra a reforma tributária, que coisa mais velha”, disse Carlito Merss (PT).