O Dia Internacional das Cooperativas, celebrado anualmente em 6 de julho, repercutiu na sessão desta terça-feira (9) da Assembleia Legislativa.

“No último final de semana foi comemorado o Dia do Cooperativismo e se debateu o cooperativismo na construção de um futuro melhor para todos. Hoje muito se debate, tem a questão ideológica para lá e para cá, mas na verdade se o mundo adotasse o cooperativismo como doutrina de governança, nossa sociedade seria mais justa e sustentável”, afirmou José Milton Scheffer (PP).

O deputado lembrou que Santa Catarina é o estado mais cooperativista do Brasil, com cerca de 200 cooperativas, que movimentaram, em 2023, mais de R$ 85 bi.

“As cooperativas são motores econômicos e agentes de transformação social, empregando quase 100 mil pessoas e agregando cerca de 4,3 mi de catarinenses como sócios em alguma cooperativa, mais da metade da população”, informou o ex-prefeito de Sombrio.

Para José Milton, o desafio maior do sistema cooperativo é continuar inovando e fortalecendo o modelo, para permanecer relevante em um mundo cuja constante é a mudança.

“Quando trabalhamos juntos e com um propósito comum, podemos fazer grandes coisas”, resumiu o parlamentar.