A segunda pesquisa Mapa/Rádio Jovem Pan de Joinville repetiu o cenário da primeira realizada em março sobre intenção de votos para prefeito. Adriano Silva continua mantendo uma significativa vantagem sobre o segundo bloco, conforme os números da pesquisa de março e de agora em julho, projetando assim uma vitória no primeiro turno. Somente votos válidos (sem nulos, brancos ou indecisos) o atual prefeito tem 69% contra 13% do deputado Sargento Lila (PL) e 10% do ex-prefeito Carlito Merss (PT). Somando os percentuais dos demais candidatos (27,4%) Adriano venceria no primeiro turno com 60,1%.

MDB

Na semana passada, conforme revelou em primeira mão o colunista Marcelo Lula aqui no SCem pauta, o MDB escolheu o advogado e servidor aposentado Luiz Cláudio Gubert como seu candidato a prefeito. Se os números desta pesquisa Mapa estiverem corretos, com o seu principal nome (deputado estadual Fernando Krelling) o MDB teve apenas 4%, é lícito perguntar quanto teria hoje alguém que nunca disputou eleição e atuou na vida pública sem contato com a população? Há resistências dentro do MDB de Joinville, não apenas quanto ao nome, mas como ele foi escolhido.

Avaliação do governo

A administração municipal recebeu 44,4% de avaliação “ótima” e 27,8% como “boa”. Em resumo, 74,6% de aprovação, 14,7% de desaprovação e 10,7% não souberam avaliar. Comparando com os números da pesquisa de março, a aprovação não se alterou (73,2 e 74,6), mas a desaprovação caiu de 19,0 para 14,7 em julho.

Registro

A pesquisa Mapa foi encomendada pela empresa de comunicação que trocou o nome de Rádio Cultura FM pela bandeira da Jovem Pan. O trabalho foi registrado no TER com o número SC-02254/2024 e ouviu 504 pessoas em bairros diferentes nos dias 3 e 4 de julho.

Decepção

Os projetos que a Arteris/Litoral Sul apresentou hoje (8) pela manhã na ACIJ como contrapartida para prorrogar o contrato de concessão da BR-101 por mais 15 anos pouco contempla a região de Joinville. Revelados durante a reunião do Fórum Parlamentar Catarinense por um diretor da concessionária do trecho catarinense da BR-101 (de Garuva até Paulo Lopes na Grande Florianópolis) as obras priorizam o trecho de Itajaí-Navegantes, que terão marginais e viadutos, além do túnel do Morro dos Cavalos. Dos mais de 400 km de rodovia sob concessão no estado, Joinville vai receber apenas algumas ampliações nas marginais já existentes em seu perímetro urbano. Em documento entregue no Ministério dos Transportes, a classe empresarial e parlamentares da região reivindicaram uma marginal reta entre Barra Velha e Garuva. “Uma decepção” desabafou um diretor da ACIJ.

Não quer saber de política

Lembrado pelo ex-prefeito Udo Döhler como um dos nomes para concorrer a prefeito em 2028, Mário César de Aguiar garante que jamais irá disputar eleição. “Não quero saber de política”, me disse ele antes de começar a reunião do Fórum Parlamentar hoje (8) na ACIJ (Associação Empresarial de Joinville). Aguiar é presidente da Fiesc e hoje é a maior liderança empresarial de Joinville. “Quero trabalhar com meus filhos”, afirmou.

Fogo amigo

Deputado federal Zé Trovão garante que sabe “quem está por trás” dos problemas que está enfrentando na Justiça com sua ex-esposa. Não quis revelar o nome, mas deixou a entender que é “fogo amigo”, que na política significa alguém estar sendo sacaneado por alguém do próprio partido. Quem no PL teria interesse de prejudicar o deputado federal? Alguém que está planejando concorrer a deputado federal? Zé Trovão revelou que mudaram o contrato de locação do apartamento com mais de 300 m2 que ele alugou na Rua Marechal Deodoro (localização nobre), onde residiu poucos meses com a ex-esposa. A locação estava em seu nome.

Aliança PL e MDB

Garuva é o único município da região que conseguiu unir MDB e PL na eleição de 6 de outubro. O candidato a prefeito é o atual vice-prefeito Plotino Bitencourt (Tino), que terá como vice a vereadora Marli Simmermom (MDB), do mesmo partido do prefeito Rodrigo David. Com o nome inspirado em um dos maiores filósofo de língua grega da antiguidade, Tino é empresário e conta com o apoio de um prefeito bem avaliado que não pode concorrer à reeleição e do governador Jorginho Mello (PL).

Curtas

  • Nem o prefeito Adriano Silva ou sua vice Rejane Gambin estiveram no Fórum Parlamentar Catarinense nesta segunda-feira na ACIJ. Eles foram representados pelo secretário Jorge Sá (Infraestrutura).
  • O presidente do FPC, deputado Valdir Cobalquini (MDB) não citou o presidente da Câmara de Vereadores de Joinville Diego Machado em sua saudação de improviso aos presentes.
  • O ex-deputado federal Darci de Matos foi chamado para compor a mesa sendo apresentado como deputado federal. Não é mais. Já o vereador Maurício Peixer foi saudado como deputado estadual. Não é mais.
  • Muito prestigiada o FPC. Os presidente do Conselho de Entidades (ACIJ, CDL, Acomac e Ajorpeme) compareceram, já que o encontro em Joinville foi sugerida pela entidade.

Frases

  • “Não vou bater no prefeito. Jamais”, disse o vereador Maurício Peixer (PL), presidente do diretório municipal de Joinville na entrevista no programa de Toninho Neves no Youtube.
  • “Estou com saudades do PSDB, onde tenho muitos amigos. Me arrependi de sair”, disse o empresário Ivandro de Souza ao presidente tucano de Joinville Carlos Caetano.
  • “Estamos comemorando o centenário de Jayme Caetano Braum”, lembra o senador Esperidião Amin (PP-SC), um admirador do poeta gaúcho e intérprete de três de seus melhores trabalhos, como fez em sua recente viagem a Chapecó.