Foto: Eduardo Valente/Fiesc

O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, participou de reunião no domingo (7) com o presidente da Argentina, Javier Milei, em Balneário Camboriú. O encontro contou com a presença de empresários catarinenses que têm negócios na Argentina (representantes da Tigre, Aurora e Farben), do governador Jorginho Mello e outras lideranças políticas.

Na oportunidade, Aguiar chamou atenção para a necessidade de maior agilidade nos serviços prestados pelas aduanas, tanto do lado argentino quanto brasileiro, para estimular os negócios entre os dois países. “Temos recebido reclamações de empresários brasileiros e transmitimos essa manifestação ao presidente Milei, que não tinha conhecimento do problema”, relatou.

Foto: Eduardo Valente/Fiesc

No encontro, Milei apresentou aos empresários catarinenses as medidas que está tomando na Argentina, com destaque para os esforços para controlar a inflação e atingir o equilíbrio fiscal. ”São medidas disruptivas, mas o presidente disse que não vai privilegiar nenhum setor e que, apesar das especulações com o câmbio, tem certeza de que a economia está no rumo certo”.

Comércio: Em 2023, Santa Catarina exportou 815,2 milhões de dólares para o país argentino, o terceiro destino dos produtos catarinenses. Entre os principais produtos embarcados estão papel Kraft (não revestidos), fios de cobre e revestimento de ferro laminado plano. Este ano, SC já acumula quase 328 milhões de dólares em vendas para a Argentina. Já as importações somaram 1,579 bilhão de dólares em 2023 e este ano acumulam 720,8 milhões de dólares em produtos importados.