Casos de dengue despencam em Joinville; Ponte inaugurada e trânsito liberado; Fórum parlamentar; e mais
A epidemia da dengue em Joinville acabou. É o que compra o painel da dengue mantido pela secretaria municipal da saúde, que compila os casos confirmados dentro das semanas. A 18ª semana deste ano registrou 5.048 casos confirmados, número este que diminuiu para 474 na 24ª semana de 2024. A preocupação é sobre os focos do mosquito, a grande maioria deles localizados ao redor de residências e nos terrenos baldios. Em 2018 as autoridades sanitárias catalogaram 292 focos. Em 2024 subiram para 101.63. Outra estatística preocupante é o alto grau de casos confirmados: 70,8% dos casos notificados (pacientes com sintomas) são confirmados em laboratório.
Ponte inaugurada e trânsito liberado
Inaugurada ontem (5) a ponte Albertinho Bornschein, a maior da região central de Joinville. Com 118 metros de comprimento e 13 de altura, a obra tem duas pistas com trânsito em mão dupla. Nos lados, espaço destinado aos pedestres e ciclistas. Foram investidos aproximadamente R$ 13 milhões ( a prefeitura não informou a origem dos recursos) em três anos e meio de construção.
Família homenageada
O nome já tinha sido definido pelo então prefeito Luiz Henrique há 24 anos, mas quem homenageou Albertinho foi seu neto, o prefeito Adriano Bornschein Silva, que reuniu a maioria da família, entre eles filhos do homenageado Alberto e Karen Bornschein. Médico cardiologista, Alberto é o principal acionista da Clamed, holding de uma das maiores redes de farmácia do Sul do Brasil (Drogaria Catarinense e Preço Popular). Enquanto seu irmão herdou a rede, Karen recebeu na herança o laboratório catarinense, que atualmente é presidido por seu filho Alexandre, irmão do prefeito.
Fórum parlamentar em Joinville
Na próxima segunda-feira (8) o Fórum Parlamentar Catarinense vai se reunir com diretores da concessionária Arteris para tratar da “otimização” do contrato de concessão da BR-101 e a inclusão de obras de mobilidade. O FPC é integrado pelos 16 deputados federais e três senadores. O encontro será às 9 horas no salão principal da ACIJ (Associação Empresarial de Joinville). A senadora Ivete Silveira será a anfitriã do fórum presidido pelo deputado federal Valdir Cobalchini (MDB)
Repactuação
O Governo Federal concordou em antecipar a renovação do contrato com a Arteris na concessão da BR-101, mas exige obras como contrapartida. Joinville espera que entre estas obras esteja a construção de uma via marginal entre Barra Velha e Garuva, entre outras. Na pauta do fórum a velha novela sobre recursos para duplicação da BR-280.
Otimismo
A contratação do treinador Ney Franco trouxe esperança ao torcedor do Joinville Esporte Clube (JEC). A direção já tinha contrato o experiente Ximenes como CEO. Neste ano, a Copa Santa Catarina será como teste para jogadores que disputarão o campeonato catarinense e a Série D em 2025. Um time que tem estádio, tradição e grande torcida, agora tem um técnico de expressão nacional. Só falta elenco.
Curtas
- Sexta-feira (5) o bairro Vila Nova completou 158 anos de fundação. Afastado da cidade pela BR-101, o bairro foi desenvolvido pela colônia italiana, responsável pela cultura do arroz.
- Em setembro mais uma inauguração de ponte em Joinville, desta vez a ponte Harald Karmann que ligará o Guanabara ao Bucarein.
- O homenageado nasceu na Alemanha e exerceu a medicina em Joinville, onde também foi prefeito de março de 1970 a março de 1973.
- O MDB deixou de ser protagonista em eleição para prefeito em Florianópolis, Joinville, Criciúma, Chapecó, Itajaí, Balneário Camboriú, Blumenau e São José.
- Continua em São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul, entre as maiores cidades.
Frases
- “Somos o estado que tem a maior quantidade de dólares por tonelada exportada”, Mário Cezar Aguiar, presidente da FIESC.
- “Santa Catarina é o estado mais conservador do país”, vereador Guto Zacarias (UB) do município de São Paulo, ao anunciar sua vinda Joinville neste sábado(6)
- “Será muito mais fácil chegar nesses bairros sem passar pelo centro”, prefeito de Joinville Adriano Silva, sobre a nova ponte que ligará os bairros Boa Vista e Bucarein.