Autoridades visitam escola de Palhoça para avaliar medidas após ataque
Os membros do Comitê Integrado para Cidadania e Paz nas Escolas (Integra) da Assembleia Legislativa catarinense visitaram, nesta sexta-feira (5), a EEB Irmã Maria Teresa, em Palhoça.
O propósito foi acolher a comunidade escolar, entender a rotina da escola e discutir medidas para garantir a segurança e o bem-estar de alunos e professores.
A iniciativa aconteceu após um ataque ocorrido nesta semana, em que um estudante agrediu um colega com facadas.
Durante a visita, a deputada Paulinha, que atua na coordenação técnica do Integra, enfatizou a importância de medir e aplicar metodologias baseadas em estudos de casos internacionais e locais.
“Estamos falando de algo que ainda não conhecemos completamente, mas temos estudado exemplos de outros lugares, como os Estados Unidos e Medellín, além de casos em Santa Catarina”, enfatizou a parlamentar.
Também foi destacada a importância de unir esforços e de trabalhar em conjunto para tomar medidas assertivas de reconstrução da confiança e da paz na unidade escolar.
Foi anunciada uma reunião extraordinária para a próxima segunda-feira, envolvendo os membros do Integra e os gestores e professores da escola, a fim de definir as ações mais urgentes que precisam ser implementadas.
Por fim, Paulinha ressaltou a necessidade de envolver universidades para acompanhar cientificamente as ferramentas de mudança de comportamento das crianças e tratar de questões como cyberbullying pós-ataque. Ela sugeriu que algumas medidas, apesar de não alterarem diretamente a segurança escolar, são necessárias como resposta social.
Veja mais postagens desse autor