Após sugestão de vereador, Hospital Bethesda realizará 6,6 mil exames de endoscopia e colonoscopia pelo SUS em Joinville
Recentemente, a Secretaria de Saúde de Joinville firmou convênio com o Hospital Bethesda. Durante seis meses, a unidade hospitalar realizará 3.600 exames de endoscopia e 3 mil exames de colonoscopia.
Essa medida foi sugerida pelo vereador Pastor Ascendino Batista (PSD) em fevereiro deste ano, durante reunião da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Joinville com representantes da Secretaria de Saúde, para reduzir as filas.
“A fila para exames de endoscopia na saúde pública de Joinville tem quase 6 mil pacientes. Para a colonoscopia, temos mais de 5 mil. Ou seja, mais de 11 mil pessoas estão esperando. Esse convênio vem para acelerar os atendimentos. Essa é uma vitória para a saúde de Joinville”, comenta o parlamentar.
Segundo o Diretor Executivo do Hospital Bethesda, Lúcio Slovinski, o convênio terá duração de 6 meses. “Iniciamos na semana passada a realização dos exames. Temos ciência de que vamos contribuir com o andamento das filas de espera, reduzindo 40% da demanda”, conta.
Com o novo convênio, segundo Ascendino, os moradores terão acesso a esses serviços com maior rapidez. “São exames que os pacientes não podem esperar. O de endoscopia, por exemplo, avalia o sistema digestivo e diagnostica doenças como gastrite, tumores, sangramentos. Já o de colonoscopia, investiga sinas e sintomas de câncer, e inclusive, pode até prevenir e detectar precocemente um câncer do intestino”, diz.
Ainda de acordo com Ascendino, esse é um passo significativo para a prevenção e o tratamento de doenças que podem ser fatais se não diagnosticadas a tempo. “Fico feliz que a nossa sugestão foi acatada. Nesses momentos, temos a certeza de que precisamos cobrar, mas também buscar soluções”.
Veja mais postagens desse autor