Foto: PSFS

O Porto de São Francisco do Sul recebeu o navio Yong Jiang em sua viagem inaugural, conhecida como maiden voyage. O cargueiro chinês saiu do estaleiro em maio e fez a sua primeira viagem diretamente para o terminal portuário do Norte catarinense, de onde voltará para a China com 66 mil toneladas de soja, num percurso que demora 35 dias.

O navio modelo Bulk Carrie tem 229 metros de comprimento e capacidade para 83 mil toneladas. Fabricado em Nantong (China) por um consórcio de armadores da China (Nantong Cosco) e Japão (KHI Ship), a moderna embarcação custa aproximadamente 40 milhões de dólares, cerca de R$ 225 milhões.

Os 21 tripulantes do navio, todos de nacionalidade chinesa, foram recepcionados pelos diretores do terminal, Guilherme Medeiros (Operações) e Lindomar Dutra (Administração), que entregaram uma placa comemorativa ao comandante Xu Mingang. A honraria é uma tradição na cultura marítima: o primeiro porto onde o navio atraca faz uma homenagem pela maiden voyage.

Para o presidente do Porto, Cleverton Vieira, a chegada da embarcação zero quilômetro demonstra que São Francisco está definitivamente inserido no contexto internacional do transporte de mercadorias. “A vinda do navio Yong Jiang, na sua viagem inaugural, é prova do prestígio dos portos catarinenses e confirma a confiança no trabalho eficiente da equipe do nosso Porto, dos nossos agentes marítimos e dos operadores portuários que aqui atuam”.

O Porto de São Francisco do Sul é o maior porto em movimentação de carga de Santa Catarina e o 7º maior porto público do Brasil em movimentação de carga geral. Em 2023, atingiu o recorde histórico de movimentação de carga: 16,8 milhões de toneladas, aumento de 33% com relação ao ano anterior.
É responsável por metade de todo o aço importado pelo Brasil e por 80% da soja exportada por SC.
Também está entre os cinco portos públicos do país com Certificação ISO 9001 e 14001.