FOTO: Solon Soares/Agência AL

Um requerimento endossado por todos os membros da Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Assembleia Legislativa de Santa Catarina será elaborado e encaminhado para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e para o Ministério da Agricultura e Pecuária solicitando a suspensão imediata do leilão que prevê a importação de arroz beneficiado pelo governo federal.

Essa foi a principal deliberação da reunião da comissão, realizada na manhã desta quarta-feira (3), em Criciúma, dentro do Programa Alesc Itinerante.

O assunto foi trazido à comissão pelo deputado José Milton Scheffer (PP), que contextualizou a situação do setor em Santa Catarina e no Brasil. A reunião contou com as participações de lideranças do segmento no estado como o presidente do Sindicato de Arroz do estado (Sindiarroz-SC), Walmir João Rampinelli, e o presidente da Cooperja e da Ocesc, Vanir Zanatta. A Conab foi convidada mas não enviou representante.

Como reiterou o deputado Altair Silva, presidente da comissão, o requerimento será elaborado em cima dos argumentos fornecidos pela Conab, que deixa claro que não há necessidade de importação do grão, pois o Brasil é autossuficiente na produção de arroz. “Está claro e evidente que não há necessidade de importação”, pontuou.

A sugestão de elaborar o requerimento partiu do deputado José Milton Scheffer e foi aprovada por unanimidade. “É grande a preocupação do setor arrozeiro com essa interferência pelo governo federal. É preciso agir para tentar barrar o mais rápido possível esse leilão que vai desorganizar toda a cadeia produtiva do setor”, avaliou.

Ele observa que o relatório fornecido pela Conab atesta que a decisão da importação de arroz para abastecer o mercado interno foi precipitada. “Ficou claro que não vai faltar arroz. Os números atestam. Já temos uma concorrência desleal com o Mercosul, em função da disparidade tributária. O governo deveria estar protegendo a cadeia produtiva nacional”, avaliou.