Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates; será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar! Qualquer problema, favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

Setor de serviços segue aquecido – Imagem: ACIN

Santa Catarina criou em maio, no mercado formal de trabalho, 4.274 empregos, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O resultado representa, no período, quase 13% a mais do que o saldo de maio do ano passado.

Nos primeiros cinco meses, foram criados 84,5 mil empregos com carteira assinada, o que levou Santa Catarina ao quarto lugar no país entre os estados que mais geraram vagas, ficando atrás de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, que têm uma população maior. Comparando o mesmo período do ano passado, o saldo catarinense apresenta um crescimento superior a 40%.

O líder na criação de empregos no levantamento mensal é o setor de serviços, que criou 3.050 vagas em maio deste ano. Em seguida, aparece a indústria com cerca de 1.500 vagas com carteira assinada.

Nos primeiros cinco meses deste ano, a indústria e os serviços apresentam um ritmo elevado na geração de empregos, com um crescimento relativo de 4,2% e 3,76%, respectivamente, acima da média estadual de 3,43%.

Assédio

Segue nota da Controladoria-Geral do Estado:

“A CGE gostaria de fazer alguns esclarecimentos sobre a nota de denúncia de assédio publicada pelo colunista Marcelo Lula nesta quinta-feira, 27 de junho:

A Ouvidoria-Geral, coordenada pela CGE, recebeu a denúncia e encaminhou à ouvidoria setorial do órgão, a quem cabe apurar os fatos.

O prazo para resposta ao denunciante é de 30 dias, podendo legalmente ser prorrogado por mais 30 dias e ainda está em vigência.” – Assessoria de Comunicação

Esclarecimento

Ontem, o ex-secretário executivo da Articulação Internacional Juliano Froehner entrou em contato. Por causa da nota divulgada ontem pela coluna, sobre denúncias de assédio moral na secretaria, várias pessoas entraram em contato com ele pensando se tratar do ex-secretário. Vale lembrar que em momento algum a coluna mencionou o nome de Froehner ou apontou para o agora ex-secretário. A nota diz que é uma pessoa em cargo de chefia que ainda segue no setor.

Já acertado

Gean estará com Dário Berger em Florianópolis – Imagem: Rede Social

Uma fonte ligada ao PSDB me disse ontem que o ex-prefeito de Florianópolis Gean Loureiro (UB) estará na campanha do ex-senador Dário Berger (PSDB). “Faz um mês que o apoio foi fechado”, disse a fonte tucana. O ex-prefeito ainda não fez um anúncio oficial. Sobre a não ida do União Brasil junto com Gean, a mesma fonte disse que só a ida de Loureiro já é suficiente devido à sua força política na capital.

Quebra de acordo

O governador Jorginho Mello confidenciou a pessoas próximas que, em Lages, terá que colocar o PL de vice da pré-candidata a prefeita Carmen Zanotto (Cidadania). Assim, ele quebrará um acordo com o deputado estadual Lucas Neves, de dar a vaga do vice para o Podemos. Jorginho havia acordado com Neves para tirá-lo do pleito, mas agora volta atrás. A decisão se deve ao fundo eleitoral, já que não conseguiria fazer os recursos chegarem através do Cidadania e do Podemos, pois esses partidos não têm condição de custear a campanha de Carmen, que tem uma previsão de ser a mais cara do município. Outro motivo é que precisa colocar o 22 junto de Carmen para tentar apagar as conexões que ela teve com a esquerda, por fazer parte do partido de Roberto Freire.

Sem definição

O PSDB enviou nota em resposta à coluna de ontem para informar que o partido ainda não decidiu seu posicionamento para a eleição deste ano em São José. A coluna informou que, Fernando Anselmo, filiado ao partido, anunciou apoio à reeleição do prefeito Orvino de Ávila (PSD). O partido, liderado pelo deputado estadual Marcos Vieira, não descarta apoiar Orvino, mas, antes, tentará ter candidatura própria. O ex-senador Dário Berger está tentando garimpar algum nome.

PL de Chapecó

Sorgatto quer o PL na majoritária – Imagem: Divulgação

O presidente do PL de Chapecó, Leandro Sorgatto, entrou em contato para responder a uma nota de ontem da coluna, que menciona a possibilidade de o governador Jorginho Mello (PL) retirar candidaturas de seu partido em municípios como Chapecó e Joinville, onde as reeleições estão muito encaminhadas. Sorgatto disse que o PL tem chapa cheia para a Câmara e que houve uma conversa com o prefeito João Rodrigues (PSD) sobre uma possível aliança. Segundo ele, ou comporão na chapa de Rodrigues ou apresentarão candidatura. Os vereadores Fernando Cordeiro e André Kowaleski, e o empresário Leonardo Granzotto, são as opções caso o partido decida lançar candidato.

Michelle em BC

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro estará hoje em Balneário Camboriú. Ela participará da inauguração da Casa do Autista, que terá o maior jardim neurossensorial do Brasil e atenderá crianças com o espectro no nível um e dois. Ela também deverá conversar com lideranças sobre as eleições.

Mobiliza MDB

Partido encerrou a série de eventos – Imagem: Fábio Lima

A série de eventos regionais realizada pelo MDB terminou ontem, em um encontro realizado em Joinville, com participação superior a mil pessoas. Participaram lideranças dos municípios que fazem parte das coordenadorias regionais de Joinville, Jaraguá do Sul e Mafra. A senadora Ivete Appel da Silveira, uma das anfitriãs do encontro, destacou a força do partido na região. “A chama do 15 está mais acesa do que nunca e vai brilhar muito nesta eleição em Santa Catarina. O MDB é forte, tem legado, tem experiência e terá muitas vitórias neste ano”, afirmou.

Maior concurso

Concurso abrirá até 10 mil vagas – Imagem: Ricardo Wolffenbüttel/Secom

O governador Jorginho Mello (PL) lançou nesta semana o que é considerado como o maior concurso público da história da Educação de Santa Catarina. Serão até 10 mil vagas durante os quatro anos de vigência do concurso. As nomeações deverão acontecer em várias chamadas durante esse período, conforme a necessidade da rede. O último concurso público foi realizado em 2017, para 5 mil servidores. Mais de 65% das vagas previstas devem ser preenchidas na primeira chamada, das quais quase 76% serão para o cargo de professor. As provas estão previstas para os dias 22 e 29 de setembro, para professores e demais cargos, respectivamente.

Domicílio Judicial

Atendendo a um pedido da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luiz Roberto Barroso, determinou a suspensão do prazo de cadastramento compulsório para todas as empresas no Domicílio Judicial Eletrônico (DJE) até que o sistema seja modificado para criar barramento de abertura de intimações quando já houver advogados cadastrados nos autos. O DJE servirá apenas para citação e intimação pessoal das partes, não tendo eficácia diante dos advogados constituídos. ”Conseguimos corrigir esta distorção e ainda garantir que os advogados que tiverem prejuízo devido à eventual intimação irregular pelo DJE poderão requerer a reabertura dos prazos, garantindo mais segurança ao exercício profissional e ao jurisdicionado brasileiro”, concluiu o vice-presidente nacional da OAB, o catarinense Rafael Horn.

Decisão inédita

Ontem, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina acatou a tese de ofensa ao princípio da duração razoável do processo, determinando o arquivamento do inquérito com extensão a todos os investigados de uma operação ligada a Lava Jato. O julgamento, com unanimidade na decisão, teve o advogado Jorge Henrique Schaefer Martins, do escritório Ferreira & Schaefer Martins, sustentando em favor do ex-senador Paulo Bauer.