Deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) | Foto: Rodolfo Espínola / AgênciaAL

O deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) voltou a apontar os problemas na rede de atendimento de urgência e emergência na saúde pública de Santa Catarina.

Na avaliação do parlamentar, muitos municípios não estão cumprindo suas responsabilidades. Em vez de melhorarem suas estruturas de saúde e equiparem os pronto-atendimentos, preferem encaminhar seus pacientes para municípios com hospitais de referência.

O deputado anunciou que uma audiência pública tratará da questão no mês de agosto.

A crítica foi feita no plenário da Alesc nesta quarta-feira (26). Em seu discurso, Dr. Vicente destacou a abertura da primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas no município de Porto Belo e comparou com outras cidades que não têm a estrutura necessária para atender a população.

“Como é importante esse instrumento para a saúde da população. E nós vamos trazer para a Assembleia Legislativa esse debate, com base em dados concretos, sobre a responsabilidade de cada município frente ao atendimento de urgência e emergência. Tem muitos municípios que não fazem o dever de casa, e alguns fazem a mais, ou seja, alguns pagam a conta quase que sozinhos, nesse desequilíbrio quem sofre é a população.”