A pergunta foi feita ao colunista em mensagens pelas redes sociais em pelo menos cinco vezes no final de semana. A resposta não está no texto publicado por um portal de notícias de Florianópolis na semana passada. Na reportagem sobre corrupção acontecida na prefeitura de Pescaria Brava, entre 2020 e 2022, quando foram desviados R$ 2,7 milhões, segundo o texto fora, o pai de um vereador de Joinville estaria envolvido por ter recebido dinheiro do esquema e que “imóveis” dele fizeram parte das investigações em Joinville. Dos 19 vereadores, apenas um tem o pai que é nascido em Pescaria Brava. Seria ele suspeito? A generalização é perigosa e pode atingir – mesmo indiretamente – a reputação de todos os pais de vereadores de Joinville que possuam “imóveis”.

Reprodução/ Câmeras de segurança

A imagem de uma câmera de segurança no bairro Fátima viralizou nas redes sociais na semana passada em Joinville. Na madrugada da última sexta-feira, por volta das 2 horas, um homem parou embaixo de um poste de iluminação pública, retirou a mochila das costas e subiu sem utilizar escada. Lá em cima ele começou a tentar furtar o fio de cobre quando recebeu uma pedrada vindo de uma casa e se atirou. Não se machucou na queda e saiu correndo. Só deu tempo de pegar sua mochila. Um morador utilizou uma chiloida para atingir o ladrão de cobre.

Foto: Wikipédia

O objeto tem várias denominações no Brasil (bodoque, estilingue, funda, atiradeira), mas como aconteceu em Joinville, o nome usado é “chiloida” porque é originário do alemão “Schleuder”, que significa estilingue.

Expogestão

Tem início amanhã (25) a 22ª edição de um dos principais eventos de Joinville, a Expogestão. Neste ano, o tema principal será “Legado”, uma ajuda às lideranças que querem deixar sua marca em seu segmento de negócios. A organização espera a visitação de mais de seis mil pessoas na Expoville, principal local de feira e exposição da região Nordeste. Entre os 80 palestrantes e painelistas até quinta-feira (27) estão Paulo César dos Santos, gerente de TI da Tigre, Acari Mestrina, Antônio Koerich, Nivaldo Vieira, gerente regional do BRDE, Guga e Rafael Kurten. O evento tem o patrocínio da Sicredi, Grupo Estrutura e Genial Investimentos.

Caso grave

Se a lista de espera já está demorada, em Barra Velha está ainda pior. Segundo levantamento da secretaria municipal de saúde, nos últimos meses foram agendadas 6.262 consultas. Sem justificativa ou comunicação, 4.337 delas faltaram. Em abril, acrescenta a secretária Lilian Ramos, enfermeira e servidora municipal desde 2016, faltaram 609 pessoas que foram avisadas por telefone ou mensagem sobre o dia e hora da consulta. Se a maioria tivesse avisado que estaria ausente, a secretaria de saúde poderia ter “encaixada” outras que estão necessitando de uma consulta médica.

Pesquisa 1

Agora que estão definidos os cinco nomes dos pré-candidatos a prefeito de Joinville, nenhuma pesquisa de intenção de votos está confirmada, faltando pouco mais de três meses para a eleição. A última pesquisa divulgada foi em 28 de março e nela estavam nomes que não concorrerão a prefeito (Rodrigo Coelho, Kennedy Nunes e Fernando Krelling).

Pesquisa 2

Os números francamente favoráveis ao prefeito Adriano Silva (60%) foram contestados pelo pré-candidato Sargento Lima (PL), que ficou em segundo lugar com 10,5% da pesquisa Mapa. Durante uma entrevista recente, ele disse que recebeu uma proposta para comprar a pesquisa e não aceitou. “sei até o valor que ofereceram”. A pesquisa foi encomendada pela Rádio Jovem/Joinville.

Venezuelano executado

Em plena luz do dia, na tarde do último domingo, um venezuelano foi executado a tiros por um homem que passava por ele em uma moto e depois fugiu em alta velocidade. O local da Vila Cubatão não tem câmeras de segurança. No atentado ficou ferido um menor de 16 anos, que foi levado ao hospital. O venezuelano morreu no local. A Delegacia de Homicídios está investigando o possível envolvimento de uma facção criminosa.

Radialista e jornalista

Em Itajaí, o candidato a prefeito Osmar Teixeira (PSD) é radialista e apresentador do programa de rádio da cidade e apresentador da TVBE/Itajaí. Ele é um dos poucos – senão o único – radialista/jornalista que disputa uma prefeitura na região. Em 2020, aos 22 anos, Teixeira foi o terceiro vereador mais votado. Dois anos depois, o mais votado para deputado estadual em Itajaí com 20.213 (16,69% dos votos) concorrendo pelo partido Solidariedade.

Curtas

  • Futebol amador de Joinville teve rodada no final de semana com destaque para dois centroavantes conhecidos dos catarinenses.
  • Pela primeira divisão, o Sercos do Costa e Silva venceu com dois gols de Soares, 38 anos, ex-Figueirense, Grêmio e Fluminense.
  • Lima, 41 anos, maior artilheiro da história do JEC, fez gol na vitória do Panagua.