Morre construtor do maior castelo residencial de Santa Catarina; Alckmin em Joinville; e mais
Joinville perdeu ontem (19) Leonardo Coradelli, conhecido por ter construído na Rua Petrópolis o maior castelo residencial de Santa Catarina e, certamente, um dos maiores do Brasil. Leonardo Coradelli faleceu aos 74 anos dentro do próprio castelo onde residia. Nos últimos anos, revelou um sobrinho, ele vinha enfrentando problemas de saúde e a situação se agravou com o infarto. O sepultamento será às 10h no Cemitério Nossa Senhora de Fátima, Bairro Itaum.
Atração turística
Leonardo nasceu no interior de Rio do Oeste (SC) em uma família italiana com 14 filhos. Quando completou 14 anos, ele e seu irmão Gentil deixaram o trabalho na roça para estudarem em Rio do Sul. Em Joinville, os irmãos Coradelli (Leonardo, Gentil e Valdir) ficaram conhecidos por trabalharem no ramo de farmácia e fisioterapia. Gentil foi eleito vereador em 1994. Em uma de suas raras entrevistas, Leonardo revelou que teve a ideia de morar num castelo ao construir um na areia da praia. Persistente e sem recursos, iniciou a obra em seu terreno em um morro do bairro Itaum em 1996 e terminou 20 anos depois com quatro andares, 48 torres, 21 cômodos e piscina. Todo na cor branca, o castelo é uma das atrações turísticas da zona Sul. Durante a noite, sua iluminação verde ressalta suas torres na parte alta da Rua Teresópolis.
Um mau exemplo de cidadania
A Celesc tem quatro meses para retirar um transformador subterrâneo que está instalado na Rua Visconde de Taunay, em Joinville. Dentro do projeto de fiação subterrânea da Via Gastronômica em 2008 009, a Celesc instalou o transformador em um terreno de 5 metros quadrados dentro de um estacionamento. Em 2011, um cidadão alegou na Justiça que o equipamento estava dentro de sua propriedade e solicitou a sua retirada. Um perito foi contratado pela Justiça para calcular uma indenização para manter o transformador (R$ 35 mil), mas o cidadão recusou. Lamentável, também, a decisão da Justiça, que ordenou a Celesc a retirar o transformador.
Novo local
O visual da Via Gastronômica ficará comprometido com a colocação de quatro postes para sustentar o transformador, além do custo desta transferência.
Alckmin em Joinville
Pela primeira vez no Governo Lula III um ministro visita Joinville. O vice-presidente Geraldo Alckmin (também ministro de Estado) participa hoje (20) pela manhã da abertura do 16º Encontro Nacional de Ferramentarias (ENAFER) que será no Ágora Tech Park (Condomínio Perini). Ainda pela manhã, ele terá um encontro com empresários no salão nobre da ACIJ (Associação Empresarial de Joinville) promovido pelo Conselho de Entidades e Prefeitura de Joinville.
Visitas
Na agenda da esposa Lu Alckmin consta visita na Escola de Teatro Bolshoi e no Musicarium (Academia Filarmônica Brasileira). O casal Alckmin terá uma recepção presidencial, com credenciamento da imprensa.
Joinville finalista em premiação nacional
A Prefeitura de Joinville foi selecionada em quatro categorias na etapa estadual do Prêmio Band de Cidades Excelentes. As prefeituras finalistas de cada estado foram premiadas na terça-feira (18) na sede da Fecomércio no Rio de Janeiro. O Grupo Bandeirantes e o Instituto Aquila avaliaram 5.750 municípios. Na categoria “acima de 100 mil habitantes”, Joinville recebeu certificados como finalista nas seguintes categorias: governança, eficiência, fiscal e transparência, educação, desenvolvimento socioeconômico e ordem pública. Os vencedores estaduais concorrerão na etapa nacional, prevista para o próximo mês.
Curtas
- Começa hoje (20) em Itapoá o II Fórum Catarinense do setor Portuário. Serão dois dias de palestras e amanhã (21) visita ao Porto de Itapoá, local do evento.
- O presidente do Porto de Itapoá Cássio Schneider fala hoje à tarde no painel “A Gestão e desempenho dos Portos Catarinenses”, que terá a participação do presidente do Porto de São Francisco do Sul, Cleverson Elias Vieira, entre outros panelistas.