Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates; será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar! Qualquer problema, favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

O União Brasil acaba de confirmar que não estará com o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), na eleição de outubro. O encontro, comandado pelo ex-prefeito Gean Loureiro, ocorreu na sede estadual do partido. A decisão é de que o UB não irá para a oposição; será independente, e os vereadores terão a liberdade de apoiar a gestão de Topázio até o final do ano.

A partir de agora, iniciam-se as conversas com os demais pré-candidatos. Dário Berger (PSDB) e Pedro Silvestre, o Pedrão (Progressistas), são as duas opções para compor. A preferência será para quem oferecer a vaga de vice, além de ter que firmar o compromisso com algumas pautas defendidas pelo União.

Entre os compromissos a serem firmados por quem quiser o apoio do UB, estará o compromisso fiscal: baixar o gasto com a máquina para reverter em investimentos. Também será necessário se comprometer em fazer com que Florianópolis volte a ter o conceito A Positivo na Secretaria do Tesouro Nacional, que é um reconhecimento de excelência na gestão pública.

Também terá que haver o compromisso do candidato para a ampliação da equipe do programa Saúde da Família, para que não ultrapasse três mil pessoas por equipe.

Na educação, o UB cobrará que haja um compromisso pela busca do “fila zero” na educação infantil, com a construção de creches. A migração tem provocado o aumento da demanda por vagas. Além disso, também terá que ser colocado no plano de governo a continuidade do programa “Escola do Futuro”, como foi realizado na Tapera e em Ratones.

Na área social, o UB quer o compromisso de continuidade dos projetos iniciados na gestão de Gean Loureiro e de dar uma solução para a questão das pessoas em situação de rua, sendo efetiva a internação involuntária dos dependentes químicos. De acordo com informações do partido, apenas duas pessoas foram internadas até hoje.

Dos eixos principais, também será cobrado o compromisso com a volta do “Asfaltaço”, para buscar pavimentar todas as ruas que ainda não foram. Há também a busca, junto ao Governo do Estado, da construção de novas pistas nas SC-404, 405 e 401. O UB defende que, se for preciso, o município realize as obras e depois discuta com o governo a questão dos valores.