Prefeitura de Joinville

A divulgação de Joinville como destino turístico e não somente como uma ótima cidade para a realização de feiras e congressos, tem apresentado resultados positivos. Prova disto são os dados da ocupação hoteleira. Quando os números começaram a ser levantados, em 2017, a média de ocupação era de 49,67%. Em 2020, por causa da pandemia, não chegou a 30%. Os anos seguintes foram de recuperação e, em 2022 e 2023, passaram de 60%. E nos primeiros meses de 2024, a tendência é crescimento.

“Se até 2021 a ocupação hoteleira não chegava a registrar dois dias de ocupação, a partir de 2022 a cidade ultrapassou essa marca e, em março deste ano, a média chegou a três dias”, revela a presidente do VivaBem – Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Joinville e Região, Ana Luiza Moeller Wetzel.

Segundo a presidente, os hotéis, bares e restaurantes continuam recebendo, em maior número, clientes de segunda a quinta-feira, que vêm à cidade a negócios ou para eventos cooperativos. Nos finais de semana, percebe-se um aumento significativo na ocupação hoteleira, mostrando que mais famílias têm escolhido Joinville como cidade de destino turístico.

“Todo o trade tem trabalhado para Joinville ser reconhecida pelos seus atrativos e atividades de lazer, como a Rota Cervejeira, Caminho dos Príncipes, atrativos culturais, turismo rural, entre outros. Estas ações servem para alavancar Joinville no cenário nacional”, destaca Ana Luiza.

O destaque de Joinville no cenário nacional, que se refere a presidente, passa por ações desenvolvidas pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com o Joinville Convention & Visitors Bureau. Isso é resultado também do convênio firmado entre a Prefeitura e o Convention, que tem possibilitado ações de promoção e estratégias específicas por meio de contratação de agência especializada em marketing de destinos.

Nos últimos meses, Joinville esteve em importantes feiras para divulgação da cidade. “Nossa intenção é apresentar Joinville para o mercado brasileiro e latino-americano como um destino turístico e estes eventos são uma grande vitrine. Nestas feiras circulam todas as operadoras e agências, além da imprensa especializada. Estar nestes ambientes que circulam todos os players da área de turismo é muito importante para o posicionamento que a cidade busca para o crescimento do setor turístico”, explica a gerente de Turismo, Vanessa Falk.

Nos últimos anos Joinville investiu na elaboração de rotas turísticas que levam o visitante, mas também o morador de Joinville, a conhecer as belezas naturais e gastronômicas da cidade. No site visitejoinville.com.br há informações sobre esses destinos.