Foto: Divulgação

Formada na semana passada por entidades sociais e partidos de esquerda em reunião na sede do Sindicato dos servidores Públicos de Joinville, a Vanguarda Popular Joinvilense anunciou que vai “encaminhar ações contra a vinda de Bolsonaro a Joinville”, prevista para 30 de junho mas adiada “sine die”. Um dos fundadores acrescenta que a VPJ vai “enfrentar o avanço do neofascismo em Joinville”. Sandro Jardim afirma que o movimento foi fundado para enfrentar o “ideário neofacista que se expressa em Joinville através do bolsonarismo”. Já outro fundador, Carlos Castro assinala que uma das primeiras ações da VPJ será a panfletagem nas portas das igrejas, “principalmente as evangélicas neopentecostais, público preferencial do bolsonarismo”.

Encontro dos Progressistas

O pré-candidato a prefeito de Joinville Anelísio Machado (PP) projeta reunir cerca de mil pessoas na reunião de amanhã (14) na Sociedade Alvorada, bairro Iririú, com presença confirmada do senador Esperidião Amin. Os pré-candidatos a vereador serão apresentados pela primeira vez.

Guarda Municipal 24 horas

Com o ingresso dos novos integrantes, cuja formatura ocorrerá em breve, a Guarda Municipal de Joinville vai atuar 24 horas. Hoje, o último turno termina à 1h30m. Quando o secretário Capitão Rigo assumiu no início da atual administração, a Guarda Municipal era composta por 30 integrantes.Sem contar com a nova turma erm 76 em março último.

Paraibanos no Bolshoi

Esta semana a prefeitura de João Pessoa (PB) divulgou a relação dos 24 alunos da rede municipal que foram selecionados para disputarem o “vestibular” na Escola de Teatro Bolshoi do Brasil em Joinville. Em solenidade que reuniu pais e professores, o prefeito Cícero Lucena lembrou que foram 1.700 alunos inscritos, dos quais 24 foram selecionados. A prefeitura da capital paraibana vai pagar o transporte, aluguel de uma casa, alimentação e apoio aos estudantes na semana que estarão concorrendo a uma vaga na única escola do Bolshoi fora da Rússia. Segundo revelou o portal da prefeitura, estão em Joinville 14 alunos de João Pessoa cursando a escola.

Cidade grande

Um chefe de organização criminosa foi preso pela Delegacia de Investigação Criminal de Joinville. Ele era (ou continuará sendo) o responsável pela venda de drogas no centro da cidade, principalmente no entorno do terminal urbano de passageiros. Segundo um delegado da DIC, a facção criminosa “aluga” determinada região de Joinville e o traficante tem lá a exclusividade de venda de drogas, prática comum nas grandes cidades. É o caso do chefe que foi preso no início da semana.

Pequenas férias

Desde o dia 6 sem mandato, o ex-deputado federal Darci de Matos (PSD) retornará a Brasília dentro de aproximadamente 15 dias. O titular Ricardo Guidi vai permanecer por um pequeno período para viabilizar suas emendas e em seguida solicitará nova licença para se dedicar à campanha de prefeito de Criciúma pelo PL. Como Matos é o primeiro suplente, Joinville volta a ter dois deputados federais. Terá três se o também primeiro suplente Coronel Armando (PL) vier assumir interinamente, conforme acordo no PL.

Curtas

  • Mais uma vez o promotor Genivaldo da Silva está na disputa por uma vaga de desembargador no Tribunal de Justiça de Santa Catarina pelo quinto constitucional do Ministério Público.
  • E novamente os muitos amigos que deixou em Joinville estarão torcendo por ele.
  • Em mais de 10 anos de atuação na comarca na área de defesa do consumidor, Dr. Genivaldo sempre foi atencioso e prestativo com todos, inclusive com a imprensa.
  • Os prédios abandonados do Palacete Niemeyer e do Cine Palácio (objetos da coluna de ontem) são cicatrizes no rosto de uma cidade que quer ser “Capital Nacional da Cultura e da Arte”.
  • O Palacete Niemeyer poderia ser utilizado pela Secretaria de Cultura e Turismo como local de exposições e eventos culturais. Ou, como sugeriu um leitor, um local para receber “hóspedes ilustres do Município”.
  • A jornalista Adriana Freitas solicitou licença na Secretaria de Comunicação da Prefeitura para morar e trabalhar na Cidade do Panamá. Ela é servidora pública concursada.
  • Acontece neste sábado (15) a tradicional feijoada do Clube 25 de Agosto. Começa às 11 horas com pagode e termina às 14 horas, mas a equipe da cozinha inicia os trabalhos na madrugada.