Foto: Marcelo Martins

Representantes da cidade de São Jerônimo, localizada na região metropolitana de Porto Alegre, estiveram na última quarta-feira (12), em Blumenau para conhecer a estrutura da Defesa Civil. Estiveram presentes na visita o presidente da Câmara de Vereadores, Filipe Almeida de Souza, e o procurador legislativo, Petrônio Weber.

São Jerônimo é uma das 461 cidades gaúchas atingidas pela catástrofe natural, contabilizou mais de 3 mil pessoas afetadas pela elevação do rio, chegando a marca de 11,32 metros, sendo uma das piores enchentes de sua história. A cidade está a cerca de 70 quilômetros da capital Porto Alegre e acaba sendo atingido pelas águas do Rio Jacuí, mas também pelo Rio Taquari.

Blumenau apresentou como se divide a estrutura na cidade, o plano de contingência, protocolos, ações de prevenção e educativas junto às escolas, além dos diques de contenção, estações meteorológicas, abrigos, o próprio funcionamento do AlertaBlu e o trabalho das diretorias de meteorologia, geologia e operações.

“Precisamos iniciar os estudos para termos os nossos próprios protocolos e a nossa estratégia de atuação, seja para a tomada de decisão da hora de alertar, de evacuar ou mesmo nas ações de resposta, e para compreendermos melhor esta metodologia, nada melhor do que vir ouvir Blumenau, que tem vasta experiência e expertise no enfrentamento a fenômenos naturais”, considera Filipe.

O secretário municipal de Defesa Civil, Carlos Olímpio Menestrina, apresentou a estrutura blumenauense. “Blumenau se tornou referência em Defesa Civil por todo histórico de desastres, mas, sobretudo a partir de 2008, quando viramos a chave e decidimos investir na prevenção, nas ações de mitigação e de resposta, concretizando e qualificando nossa estrutura com as diretorias de meteorologia e de geologia, para que somadas a diretoria de operações, pudessem dar o melhor atendimento possível à comunidade”, afirma.

Nesta quinta-feira (13), a Defesa Civil de Blumenau participou de uma reunião virtual com os municípios de Montenegro e São Sebastião do Caí, para a mesma de troca de experiências.