Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates; será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar! Qualquer problema, favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

Fim tenso da sessão em BC – Imagem: extraída de vídeo

A sessão da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú foi suspensa ontem à noite, com direito à presença de policiamento, fortes protestos da população presente e até mesmo boletins de ocorrência registrados pela vereadora Juliana Pavan (PSD), que chegou a pedir medida protetiva contra o presidente da Casa, David LaBarrica (PRD).

Munícipes lotaram o plenário para protestar contra a votação de um projeto de lei enviado pelo prefeito Fabrício Oliveira (PL), que pede autorização para mudar a lei que proíbe alterações no plano diretor do município em ano eleitoral. Além disso, as pessoas presentes também foram apoiar a abertura da CPI do Saneamento, pauta defendida pelos vereadores de oposição, incluindo Juliana, que na tribuna fez um duro discurso contra dois vereadores da situação.

Os alvos da vereadora pessedista foram Victor Forte (PL), que gravou um vídeo na semana passada contra a abertura da CPI. Ela o acusou de nepotismo por ter a mãe nomeada para cargo de confiança na prefeitura e chamou Gelson Rodrigues (Cidadania) de mentiroso, devido a um problema que o vereador teve com o ex-governador Leonel Pavan (PSD), pai de Juliana. Nesse momento, LaBarrica suspendeu a sessão.

Com os trabalhos encerrados, o clima esquentou no plenário. Juliana Pavan tentou falar com o presidente, que se negou a conversar, e as pessoas presentes começaram a protestar contra o comportamento de LaBarrica, que tirou a palavra dela. A vereadora foi a uma delegacia registrar um boletim de ocorrência e pediu uma medida protetiva contra o presidente da Câmara, pois, segundo uma fonte, teria se sentido ameaçada por ele. Também será feita uma queixa-crime na Polícia Federal por ser uma parlamentar mulher que foi impedida de falar.

A alegação de David LaBarrica é que havia muito tumulto no plenário devido à grande presença de munícipes que foram acompanhar a sessão. “Como os ânimos estavam exaltados, fui orientado pelos comandantes a encerrar a sessão antes que houvesse algum problema. A decisão foi pela segurança de todos”, afirmou. Porém, algumas fontes entendem que a orientação para encerrar os trabalhos pode ter sido arquitetada pelo prefeito junto com o comando da guarda.

Quanto ao BO registrado por Juliana contra ele, LaBarrica disse que também registrou um boletim de ocorrência por injúria contra a vereadora por tê-lo chamado de “sem vergonha”. O vereador nega ter ofendido Juliana. LaBarrica disse que hoje, quando a sessão for reiniciada, a palavra será dada novamente para a vereadora. Assista ao vídeo:

Vereador denuncia secretário

O vereador de Balneário Camboriú Nilson Probst (MDB) denunciou o secretário de Segurança do município, Antonio Castanheira Júnior. Segundo relatado por Probst no boletim de ocorrência, durante a paralisação da sessão de ontem, Castanheira teria se aproximado da divisão do plenário com o público, apontado em sua direção e dito que Probst deveria chamar “os seus guardas amiguinhos” para atender a ocorrência. “Que também gesticulava com supostas ameaças em direção ao comunicante, fato este presenciado pelos vereadores Omar Tomali, Marcos Curtis, Patrick Machado e Assinil Medeiros; que os vereadores e o comunicante ficaram surpresos com a atitude do secretário; que o comunicante imediatamente registrou o fato ao secretário de gabinete do prefeito que se fazia presente, além da comunicação já realizada ao prefeito (sic)”, diz o boletim de ocorrência. O presidente David LaBarrica (PRD) disse que irá apurar o caso.

Reflexo na base

O vereador de Balneário Camboriú Nilson Probst (MDB) disse que ligou para o prefeito Fabrício Oliveira (PL) e relatou a situação envolvendo o secretário de Segurança do município. “Já não é a primeira vez que isso acontece, não só comigo, mas com outros vereadores, por parte desse secretário”, disse Probst, que também é o presidente do MDB no município. Mesmo sendo da base do prefeito, Probst chegou a ceder o seu tempo de fala para a oposicionista Juliana Pavan (PSD). Ele disse que avaliará a situação, mas fez questão de dizer que o comportamento do secretário de Segurança afasta o seu partido do governo de Fabrício. “Se o secretário não respeita o parlamento, demonstra que o governo, não se posicionando, pensa igual”, disse Probst. Nos bastidores, é dito que a permanência na base de Fabrício estará condicionada à saída de Antonio Castanheira Júnior do cargo de secretário.

Gabrielzinho

O vereador de Florianópolis Gabriel Meurer, o Gabrielzinho (PL), segue internado na UTI do Hospital da Unimed. O quadro é considerado grave. Ontem, no final da noite, os médicos conversaram com os pais do vereador, a quem relataram o delicado quadro do líder do governo de Topázio Neto (PSD) na Câmara. Um novo boletim médico deve ser divulgado hoje por volta das 13h. Gabrielzinho foi diagnosticado com Gripe A, que evoluiu para uma pneumonia.

Tensão na Alesc

Hoje, a audiência convocada pelo deputado estadual Fernando Krelling (MDB), que comanda a Comissão de Esporte e Lazer, para ouvir o presidente da Fesporte, Freibergue do Nascimento, promete ser tensa. Os parlamentares cobrarão explicações sobre os acontecimentos no Parajasc e também sobre algumas manifestações de Freibergue.

Recado

Orvino de Ávila – Imagem: Rede Social

O prefeito de São José, Orvino de Ávila (PSD), usou as redes sociais para jogar uma indireta para sua principal adversária nas eleições de outubro. No vídeo em que responde a comentários de seguidores, ele aproveitou para dizer que nunca foi a Cuba. Recado claro à ex-prefeita de São José, Adeliana Dal Pont, que se filiou ao PL e hoje enfrenta resistência dos bolsonaristas por ter ido a Cuba em 1997, quando a ilha socialista era governada por Fidel Castro. Até o momento, Orvino não tinha usado as redes para atacar Adeliana, enquanto sua concorrente tem citado sua gestão. O clima em São José é de eleição e deve pegar fogo até outubro.

Reunião

Pré-candidatos discutiram a eleição – Imagem: Divulgação

Na última segunda-feira (11), o Partido Republicanos de Gaspar realizou uma reunião estratégica com os pré-candidatos a vereadores da cidade, contando com a presença do presidente do partido e pré-candidato a prefeito de Gaspar, Oberdan Barni. O objetivo principal do encontro foi demonstrar a unidade e coesão do grupo, especialmente após os recentes movimentos do partido no estado.

Encontro

João e Dayan – Imagem: Marcelo Lula

Ontem, a colega jornalista Soledad Urrutia reuniu alguns profissionais da comunicação para um jantar. Entre os presentes, o secretário de Estado da Comunicação, João Paulo Vieira, e o diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa, Dayan Schutz, que conversaram longamente sobre a comunicação em Santa Catarina.

Coluna dos Leitores

Não fique de fora da Coluna dos Leitores do próximo sábado. Envie seu comentário sobre os acontecimentos da política catarinense através do WhatsApp (49) 98504-8148.