FIESC lamenta morte de ex-diretor e de fundador da Zen S.A.
A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) se manifestou sobre o falecimento de seu ex-diretor Aldo Apolinário João, aos 79 anos, ocorrido na madrugada desta terça (11), em Araranguá.
O empresário foi diretor da FIESC entre 1986 e 2018. Ele também presidiu o Sindicato das Indústrias de Calçados de Criciúma, a Associação Empresarial de Araranguá e do Extremo Sul Catarinense (ACIVA) e, mais recentemente, o Rotary Clube Araranguá.
“Aldo Apolinário nos deixa um legado de dedicação ao desenvolvimento da indústria de sua cidade e região”, afirmou o Presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar. “Sempre foi um líder exemplar, que buscou a conciliação e o bem-estar de todos”, acrescentou.
Para o vice-presidente da FIESC no Sul de Santa Catarina, José Carlos Sprícigo, o falecimento de Apolinário deixa uma lacuna no setor industrial. “Apolinário sempre foi uma inspiração para quem conviveu com ele e teve uma luta incansável pelo desenvolvimento do segmento calçadista”, destacou Sprícigo.
Apolinário estava internado desde o dia 6 de junho, depois de um acidente de trânsito na SC 447, em decorrência de um infarto que sofreu enquanto estava dirigindo. Além das atividades empresariais, Aldo Apolinário foi vereador em Araranguá e suplente de deputado estadual.
Falecimento de fundador da Zen S.A., de Brusque
A FIESC também lamentou o falecimento, nesta segunda (10), aos 91 anos, do empresário Nelson Zen, um dos fundadores da Zen S.A., de Brusque.
Em maio de 1960, quando residiam em São Paulo, Nelson e seu irmão Hylário, criaram a Irmãos Zen, focada na fabricação de peças de rádio, mas que acabou se transformando numa das principais fabricantes brasileiras de impulsor de partida, componente de todos os tipos de veículos.
“Nelson Zen se destacou pela sua inventividade e criatividade, formando uma parceria muito frutífera com o irmão”, salientou o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar. “Além do exemplo de integridade, Nelson, juntamente com Hilário, nos deixa uma grande contribuição para a economia e geração de empregos”, disse.
O vice-presidente da FIESC para o Vale do Itajaí Mirim, Edemar Fischer, também destacou a contribuição de Nelson Zen ao desenvolvimento regional. “É um momento de dor. Lamentamos a perda de um amigo e empresário querido, que ajudou a construir a história da cidade”, afirmou. “Nossos sinceros sentimentos à família e um eterno agradecimento por sua contribuição ao desenvolvimento de toda a região”, enalteceu.
Em 1963, a empresa já estava voltada para o setor automotivo e, doze anos mais tarde, os proprietários a transferiram para sua cidade natal. Em Brusque também a empresa ganhou o nome de Zen S.A.
Veja mais postagens desse autor