ACIJ perde Hirio e elege Bertani; 102 anos da Sociedade Lírica de Joinville; Obras à noite; e mais
No mesmo dia em que elegeu seu novo presidente, a ACIJ (Associação Empresarial de Joinville) emitiu nota de pesar pela morte de um dos mais antigos diretores, Hírio Wolf. A eleição de Guilherme Bertani por aclamação na segunda-feira não foi surpresa porque ter sido em chapa de consenso. “É uma honra representar uma entidade empresarial cujos associados respondem por 70% dos empregos formais em Joinville”, disse o diretor-presidente da Docol desde 2016. Hirio Wolf foi diretor da entidade por muitos anos. Sempre atencioso com a imprensa, integrou a diretoria de muitos presidentes, desde a antiga sede nos dois andares superiores do Edifício Manchester.
Renovação
Bertani na ACIJ é a continuação de um período de transição na entidade mais representativa da classe empresarial. Ele é genro do falecido Ingo Doubrawa, filho do fundador da Docol, uma das empresas de Joinville com atuação globalizada na área de metais sanitários . A atual presidente Maria Regina Loyola Rodrigues é filha do ex-presidente José Henrique Loyola. Na diretoria eleita, permanecem nomes da segunda e terceira geração de empresas tradicionais de Joinville, como os filhos de ex-presidentes César Dohler (Dohler) e Juliana Cristina Martinelli Raimundi (Martinelli Advogados), entre outros.
102 anos
No último final de semana, a Sociedade Lírica de Joinville completou 102 anos de fundação. A festa de comemoração integra o calendário de comemoração dos 200 anos de imigração germânica no Brasil, que incluiu também um Stammtich (encontro de amigos) na Rua Max Colin dia 27 de julho.
Obras durante a noite
A mobilidade na Rua Procópio Gomes vem sendo comprometida com as obras de adaptação do corredor de ônibus e ciclovia na sua parte central. Em breve, ela vai formar o binário com a rua Urussanga e terá sentido único centro-bairro. O vereador Lucas Souza (Republicanos) sugeriu que as obras fossem realizadas no período noturno para evitar transtornos aos motoristas. Afinal, segundo ele, a Rua Procópio Gomes é uma das três vias de acesso em direção à zona Sul.
Projeto Brasília 2026
Se em 2022 Joinville elegeu apenas Zé Trovão para deputado federal, a projeção é que o número venha a aumentar em 2026. Além de Zé Trovão ser candidato novamente, já estão em campanha para voltarem à Brasília os ex-deputados Rodrigo Coelho (Podemos) e Darci de Matos (PSD). Ambos não deverão permanecer em suas siglas. Aliás, já podem optar por outros partidos porque estão sem mandato. No MDB, o atual deputado estadual Fernando Krelling projeta concorrer a deputado federal.
Futuro de Adriano Silva
Caso venha a se reeleger, Adriano Silva (NOVO) deverá concorrer ao Senado em 2026. Durante entrevista na TVBE há mais de um mês, o prefeito de Joinville admitiu ao colunista que a “pressão” será muito grande para concorrer porque o NOVO vai priorizar candidaturas ao Senado em razão do governador mineiro Romeu Zuma disputar a presidência da República. Embora não haja confirmação oficial, as conversas com a cúpula do PSD em Santa Catarina (Blumenau e Joinville) e que resultaram em apoios em 2024 teriam uma futura aliança em 2026: os prefeitos Adriano para o Senado e João Rodrigues (Chapecó) para governador.
Curtas
- Vereador Cláudio Aragão (MDB) reclamou do atendimento via telefone nos equipamentos da saúde no município. Muitos ligam e não são atendidos, nem mesmo no número da ouvidoria da prefeitura.
- Já o vereador interino Thiago Marques (NOVO) cobrou empenho dos deputados junto ao governo estadual por maior apoio no sistema de saúde de Joinville.
- As duplicações de trechos da Rua Ottokar Doerffel (principal entrada da cidade) e na Avenida Santos Dumont (acesso às universidades e aeroporto) continuam em obras.
- Em breve, mais uma mudança de comando em um órgão de comunicação de Joinville. Na semana passada, a TVBE retornou ao comando do Pastor José Carlos Marcelino. Anelísio Machado permanecerá com um programa esportivo aos domingos até formalizar sua candidatura a prefeito (PP) na convenção.
- Elogiável o trabalho do jornalista Cléber Grabauska na coordenação da Rádio CBN/Joinville. É a única emissora comercial a transmitir os jogos da Liga Joinvilense de Futebol. Durante muitos anos, ele fez plantão esportivo na Rádio Gaúcha de Porto Alegre e desde dezembro está morando em Joinville.