Foto: Secom/Divulgação

Mesmo com o número de óbitos aumentando – com os quatro anunciados na sexta-feira já são 54 só em 2024 – os casos confirmados de dengue em Joinville estão diminuindo. Entre a 14a semana para a 20ª deste ano, por exemplo, eles caíram de 5.596 para 483. Dois fatores contribuíram para esta festejada queda: o frio e os mutirões coordenados pela secretaria municipal de saúde. A temperatura baixa é aliada, mas os mutirões são importantes, como aquele que aconteceu há duas semanas no bairro Costa e Silva. Com a participação de voluntários, Guarda Municipal e soldados do 62º Batalhão de Infantaria, foram visitadas 1.300 residências e comércios, que receberam orientação sobre os meios de prevenção contra a proliferação do mosquito.

Maior bairro

Segundo o “Painel da Dengue” disponível no site da prefeitura de Joinville, o bairro Aventureiro tem o maior número de casos confirmados com 7.577, o dobro do segundo bairro (Vila Nova) que tem 3.152. Maior bairro em população, o Aventureiro conta ainda com um grande número de casos em investigação (2.116) e oito óbitos.

Mais quatro óbitos

No último levantamento, Joinville teve mais quatro óbitos, sendo três deles em idosos com mais de 75 anos e todos com históricos de comorbidade, como hipertensão, diabetes, entre outras. Um centro de atendimentos está funcionando no bairro João Costa para atender exclusivamente aquelas pessoas com sintomas semelhantes aos da dengue.

Mais uma ponte

Com a obra já iniciada da ponte Boa Vista Adhemar Garcia, ou na rua Aubé quase concluída e outras duas na zona Sul em construção, a prefeitura de Joinville entrou no projeto de construir outra ponte ainda maior na Baía da Babitonga. Um consórcio dos municípios da Amunesc vai reunir R$ 500 mil para contratar um projeto de viabilidade da ponte que ligará a Praia da Vigoreli (Joinville) com o Distrito do Saí (parte continental de São Francisco do Sul). Deste valor, Joinville vai contribuir com R$ 200 mil. Lembrando que a Secretaria de Infraestrutura tem quatro diretorias, uma delas exclusiva para cuidar de pontes.

Plano de Governo

O ex-candidato a prefeito de Joinville em 2020 envia mensagem à coluna para lembrar que a “ponte da Vigoreli” fazia parte de plano de governo. Eduardo Zimermann revelou que participa de um grupo de whatsapp que tem mais de 300 inscritos, todos moradores de municípios interessados pela obra.

Alvos preferidos

Funcionários do estacionamento terceirizado da Expoville recomendam que os proprietários de carros Honda e de camionetes com pneu estepe do lado de fora redobre seus cuidados. Nos eventos deste ano, os casos de arrombamento nos modelos Honda para retirar os “air bags” aumentaram em relação ao ano passado, o mesmo com relação ao furto do estepe das camionetes. A Expoville recebe os maiores eventos de Joinville e seu estacionamento cercado é o maior da região Norte.

Curtas

  • Nesta sexta-feira, às 19h30, o presidente da Fiesc e vice-presidente da CNI será homenageado com o título de Cidadão Benemérito de Joinville. O empresário da construção civil Mario Cezar de Aguiar deve receber 90% do PIB de Joinville na Câmara de Vereadores.
  • Um dos pré-candidatos do MBL (Movimento Brasil Livre) e que tem 156 mil seguidores no Instagram é filiado ao partido União Brasil.
  • Governador Jorginho Mello sempre utilizou expressões gauchescas também em suas manifestações públicas.
  • Nascido em Ibicaré (SC), ele anunciou recentemente a confirmação do voo direto entre Lisboa e Florianópolis em sua página no Instagram com a introdução… piazada!
  • A relação cultural de grande parte de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul é significativa.