Visita de Bolsonaro adiada; Ponte intermunicipal entre Joinville e São Francisco; e mais
A vinda de Jair Bolsonaro a Joinville é adiada pela segunda vez. Ontem (7), o deputado estadual e presidente do diretório municipal do PL em Joinville Maurício Peixer confirmou que a coordenação do evento aceitou a solicitação do próprio Bolsonaro para adiar sua programação em Joinville. Inicialmente, foi confirmada para 16 de junho, mas adiada em razão de um problema de saúde do ex-presidente. Divulgado pelo portal Metrópole de Brasília, o novo adiamento aconteceu porque Jair Bolsonaro preferiu continuar sua campanha de doações para o Rio Grande do Sul nesta data em Minas Gerais. Agora sem data prevista, este evento de Bolsonaro era uma esperança de potencializar a candidatura a prefeito do deputado Sargento Lima (PL). Certamente os apelos dobrarão para que haja uma data disponível no segundo semestre.
Ponte intermunicipal
Prefeitos que integram a Amunesc (Associação dos Municípios do Nordeste Catarinense) aprovaram a continuação dos estudos para construir uma ponte ligando Joinville (Vigoreli) a São Francisco do Sul (parte continental no distrito do Saí). Presente no encontro de ontem (7) pela manhã na sede da entidade em Joinville, o ex-candidato a prefeito Eduardo Zimmermann lembrou que em 2020 incluiu a obra em seu programa de governo. Existe um abaixo-assinado com mais de duas mil assinaturas e um grupo de whatsapp com membros de vários municípios.
Turismo
A ligação entre Joinville e a parte continental de São Francisco do Sul integra o maior projeto turístico da região Norte projetado no governo Luiz Henrique da Silveira, a Costa do Encanto. A previsão é que a ponte seja construída pela iniciativa privada, sendo que a empresa concessionária receberia o pedágio como contrapartida. Além do turismo – a Vila da Glória é um importante centro gastronômico – a futura ponte facilitaria também o acesso ao Porto de Itapoá via Joinville.
Troféu Pró-Rim
Começa neste sábado os campeonatos organizados pela Liga Joinvilense de Futebol. A primeira divisão terá cinco jogos no final de semana, dois no sábado e três no domingo. O jogo de abertura de 2024 será domingo pela manhã entre o bicampeão Paraíba contra o Aviação no campo do Jardim Iririrú. A “Primeirona” é patrocinada pelo terceiro ano consecutivo pela Fundação Pró-Rim, uma entidade sem fins lucrativos que atende seus pacientes pelo SUS. Nesta partida de abertura, funcionários da fundação estarão presentes com orientações de saúde e prevenção de doenças renais. Até novembro, 10 equipes disputarão o troféu.
Curtas
- Considerado uma das maiores autoridades na área no Sul do país, o engenheiro mecânico Nicolas Soares Machado será palestrante do 11º Seminário de Forjamento em Santo André (SP)
- Analista de processos sênior da Ciser, o joinvilenses vai falar sobre “Previsão de Quebra por Fadiga em Ferramenta de Forjamento a Frio”. O evento acontece de 18 a 19 de junho.
- Leitor da coluna, Valdir Agenor da Silva envia mensagem elogiando o atendimento no Posto de Dengue no bairro João Costa. Regularmente crítico, ele ressaltou a atenção dispensada aos suspeitos de dengue pela equipe coordenada pelo médico Wellington Cruz.
- Os casos confirmados de dengue estão estabilizados em Joinville depois dos mutirões realizados pela secretaria municipal da saúde nos finais de semana e pela chegada do frio. São exatos 50 óbitos confirmados em 2024, a maioria de idosos.
- Os médicos das duas clínicas credenciadas junto ao Detran já voltaram a trabalhar. Juntas, elas representam cerca de 48% dos atendimentos. A paralisação ocorreu por problemas burocráticos na renovação dos contratos.