Sobre a coluna de ontem (6) “prefeito não foi na reunião com os médicos”, o secretário de comunicação da Prefeitura de Joinville enviou a seguinte nota:

  • O prefeito em nenhum momento havia confirmado com a SJM (sociedade Joinvilense de Medicina) que participaria do almoço nesta semana, ou seja, ele não faltou porque sequer confirmou.
  • O que o gabinete do Prefeito recebeu foi um ofício convidando o prefeito para uma reunião sobre o tema da OS (Organização social), porém não chegou a ser alinhada a data.
  • Por meio de alguma informação desencontrada junto aos integrantes da SJM, alguns médicos entenderam que esta reunião seria durante o almoço desta semana, mas não houve essa confirmação.

Desencontro

A nota deixa claro que houve “informação desencontrada” entre a SJM e o gabinete do prefeito. O convite foi feito e não confirmado, mas a entidade representativa dos médicos programou a reunião-almoço anunciando a presença do prefeito. Um médico revelou à coluna que só lá compareceu para ouvir o prefeito.

Fato e equívoco

O normal seria o diretor de comunicação se limitar a enviar a nota justificando a “ausência” do prefeito Adriano, mas ele acrescentou algumas observações inoportunas. Em primeiro lugar, recordamos que a coluna se limitou a registrar dois fatos: a reunião e sua pauta e (2) ausência do prefeito. “Precisamos esclarecer para não levar o seu leitor ao erro”, observou Thiago Boeing. Como nenhum leitor é analfabeto, não houve indução ao “erro”, pois o texto se limitou a divulgar fatos. No final, ele acrescenta que “…mas a questão ele não apareceu de fato ficou equivocada”. Equivocada seria se ele tivesse comparecido. Se houve “equivoco” e/ ou “informação desencontrada” não partiu da coluna.

À diretoria da SJM

Os fatos divulgados aqui divulgados (pauta da reunião e ausência do prefeito) foram revelados à coluna por uma fonte que esteve no local e recebeu um dia antes o convite/pauta da reunião. Não considerei necessário consultar a assessoria de comunicação. O faria se o prefeito tivesse se posicionado sobre OS na reunião e, em consequência, solicitaria uma entrevista com o presidente da entidade.

Dra. Raquel homenageada

Foto: Luciano Abib

Sem dúvida a médica com mais serviços prestados à comunidade de Joinville. Na última quarta-feira (5) , a Dra. Raquel da Rocha Pereira recebeu o título de Cidadã Honorária de Joinville na sessão solene mais prestigiada do ano na Câmara de Vereadores. Lá estiveram desde médicos de prestígios a funcionários da limpeza quando a homenageada dirigiu por vários anos a Maternidade Darcy Vargas. Recém-casados, o casal de médicos/anestesistas Altair Pereira e Raquel optou por Joinville na década de 70. Ele foi vereador e hoje preside a Unimed de Joinville; ela ex-diretora da maternidade por longo período e depois escolhida para presidir a Unimed e conduzir o processo de implantação do hospital da entidade (Centro Hospitalar Unimed) inaugurado na sua gestão em março de 2021, hoje um dos cinco maiores da cidade.

Mário Cézar de Aguiar

Foto: Divulgação

O joinvilense Mário Cezar de Aguiar será homenageado com o título de Cidadão Benemérito de Joinville na próxima sexta-feira (14). Presidente da FIESC desde 2018 (mandato termina no final do ano) e um dos 11 vice-presidentes da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Aguiar é uma unanimidade em Joinville. No ano que termina seu mandato, a FIESC e o sistema SESI inauguraram o maior colégio da rede do SESI no país e ao lado (na mesma área) reformaram um dos cartões postais da cidade, que é o prédio do antigo Moinho. Além de ser sócio proprietário de três empresas de construção-civil, com mais de 100 prédios entregues, Aguiar é sócio com o filho da Tecnofibras, indústria de compósitos que atua como fornecedora na área automotiva.

Nova pesquisa

Expectativa em Joinville sobre uma nova pesquisa de intenção de votos para sucessão municipal. Na anterior (Instituto Mapa) os percentuais registraram uma grande distância do atual prefeito Adriano Silva para o segundo colocado Sargento Lima (59,9% a 10,5%). O terceiro colocado foi Carlito Merss (8,5%), que nem tinha anunciado sua candidatura. Importante será a data da pesquisa: antes ou depois de 30 de junho, data da visita de Bolsonaro a Joinville, evento esperado para impulsionar a campanha do candidato do PL Sargento Lima.

Pré-candidatos do PSD

Foto: Arquivo pessoal/Vereador Nado

Com a presença de Darci de Matos, os pré-candidatos a vereador do PSD estiveram reunidos ontem (6). O tema principal foi “campanha digital”. A sigla tem quatro vereadores, dois deles vieram na “janela”: Diego Machado (presidente da Câmara de Vereadores e do partido em Joinville) que teve 3.981 votos e Nado com 2.287 votos. Foram eleitos Kiko do Restaurante (2.915 votos) e Pastor Ascendino que recebeu 2.258 votos.

Curtas

  • Feira do Livro de Joinville iniciou quinta-feira (6) e se estenderá até 16 de junho no anexo do Centreventos Cau Hansen.
  • Praia da Vigoreli se livrou da Idade Média: estava sem energia elétrica, sem esgoto, sem internet, sem água e sem pavimentação no seu estacionamento.
  • A iniciativa da prefeitura de Joinville de resgatar todas estas melhorias transformou o local no maior centro gastronômico de Joinville. Os restaurantes lotados nos finais de semana e sem vagas de estacionamento.
  • Por outro lado, a Via Gastronômica (Visconde de Taunay) tem pouco movimento nos dias de semana.
  • louvável a campanha de Carla Merkle de arrecadar recursos para compra de “kit escolar” para os alunos de uma escola municipal de Guaíba (RS). Na primeira fase foram enviados de Joinville 226 kits.